Atitudes face à deficiência em contextos de actividade física adaptada

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02022376
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O módulo 2 está organizado em 3 submódulos e vários temas. A transição entre submódulos faz-se livremente, embora para cada um exista um cronograma com datas e atividades específicas. O módulo tem a duração de 42 dias, estimando-se uma média de 2h30h de trabalho/dedicação diária aos conteúdos do módulo.

As atividades do módulo 2 promovem o estudo e a reflexão individual, bem como o trabalho colaborativo, partindo do pressupondo que o aluno investiga e reflete sobre as matérias e materiais disponibilizados

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o estudante domine um conjunto de conteúdos que lhes permita enquadrar as percepções face à inclusão de pessoas com deficiência nos contextos escolar e social, compreendendo o contributo e a importância da actividade física na alteração das atitudes face à inclusão das pessoas com deficiência.

 

A7. Conhecer e analisar criticamente as políticas e organizações do sistema educativo e desportivo e das organizações ligadas a actividades de cariz recreativo, desportivo, turístico e da reabilitação motora, psicológica e social;

A10. Conhecer o problema da inactividade física na sociedade contemporânea, os factores de risco ao nível da saúde e do bem-estar e as principais políticas de combate ao sedentarismo;

A11. Conhecer os fundamentos das políticas de integração dos cidadãos com necessidades educativas especiais, numa perspectiva de integração plena em contextos educacionais, profissionais e socioculturais.

Estágio(s)

Não

Programa

  • Submódulo 2.1 – O conceito de atitude
    • Tema 2.1.1 | Atitude: Definição e Atributos
    • Tema 2.1.2 | Teorias sobre atitudes
  • Submódulo 2.2 – Perceções da comunidade escolar face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física 
    • Tema 2.2.1 | As atitudes dos professores de Educação Física face a inclusão de alunos com NEE 
    • Tema 2.2.2 | As atitudes dos alunos sem deficiência face a inclusão de alunos com NEE
  • Submódulo 2.3 – Influencia de um programa de sensibilização nas atitudes face à inclusão
    • Tema 2.3.1 | O impacto de programas de intervenção na aula de Educação Física

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Carvalheiro Campos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Para o Módulo 2 estão previstas atividades de avaliação e atividades de estudo orientado, com datas específicas de execução. Todas as atividades previstas são de caráter obrigatório, mas apenas as atividades de avaliação são de natureza sumativa, sendo contabilizadas para a classificação final do módulo e do curso: 100.0%

Bibliografia

1)     Ajzen, I. (1985). From Intentions to Actions: A Theory of Planned Behavior. In J. Kuhl e J. Beckmann (Eds.), Action Control: From Cognition to Behavior. (pp.11-39). Heidelberg, Germany: Springer.

2)     Block, M. & Obrusnikova, I. (2007). “Inclusion in Physical Education”: A review of the literature from 1995-2005. Adapted Physical Activity Quarterly, vol.24, nº2, p. 103-124.

3)     Hutzler, Y. & Levi, I. (2008). “Including Children with Disability in Physical Education: General and Specific Attitudes of High-School Students”. European Journal of Adapted Physical Activity, vol.1, nº2, p. 21-30.

4)     Válkova, H.; Obrusniková; Block, M. (2003). “Impact of inclusion in general physical education on students without disabilities”. Adapted Physical Activity Quarterly, v.20, p.230-45.

5)     Kozul, F. M., & Lienert, C. (2003). Attitudes Toward Teaching Children With Disabilities: Review of Literature and Research Paradigm. Adapted Physical Activity Quarterly, 20, 323-345.