Redes de Computadores

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02022365
Área Científica
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Para permitir uma aprendizagem gradual, o curso está organizado numa sequência de módulos. Para cada módulo são disponibilizados materiais teóricos e práticos em diversos formatos como, por exemplo, textos, filmes, bibliografia externa, entre outros. A evolução do estudo é acompanhada através de questões e exercícios práticos que poderão ser realizados num ambiente simples de uma rede residencial. A comunicação entre estudantes e autores é feita com base na plataforma de ensino a distância da UC. No final de cada módulo são propostos exercícios de avaliação que os participantes deverão executar com sucesso para obter a qualificação final.

Classificação final de 0 a 20, calculada com base na realização de testes (um por cada módulo). O peso dos testes de cada módulo é o seguinte: Conceitos base 15%, Redes locais 20%, Arquitetura TCP/IP 15%, Endereçamento e encaminhamento 30%, Sistema de nomeação da Internet 20%. Mínimo para aprovação: 10 valores.

Resultados de Aprendizagem

O curso tem como objectivo oferecer aos participantes conhecimentos base sobre o funcionamento e operação de redes de computadores TCP/IP, com uma forte aproximação prática, utilizando os sistemas de operação mais divulgados (Linux, Apple Mac OSX, Microsoft Windows). O curso oferece um enquadramento teórico a tarefas práticas de configuração de equipamentos, análise de tráfego e identificação de avarias em redes locais (LANs) TCP/IP, recorrendo a ferramentas de código aberto (open-source) disponíveis nos sistemas de operação referidos.

Configurar computadores com sistemas de operação Linux, Apple Mac OSX, Microsoft Windows, com vista à sua integração em redes TCP/IP. Verificar conectividade entre equipamentos e diagnosticar problemas. Utilizar ferramentas de análise de tráfego. Compreender e verificar o funcionamento de aplicações de suporte de rede (DNS e DHCP).

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo 1 | Conceito Base | 8 horas

Módulo 2 | Redes Locais (LAN) | 12 horas

Módulo 3 | Arquitetura TCP /IP | 4 horas

Módulo 4 | Endereçamento e encaminhamento | 18 horas

Módulo 5 | Sistema de nomeação da Internet (DNS) | 12 horas

Docente(s) responsável(eis)

Fernando Pedro Lopes Boavida Fernandes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Classificação final de 0 a 20, calculada com base na realização de testes (um por cada módulo). O peso dos testes de cada módulo é o seguinte: Conceitos base 15%, Redes locais 20%, Arquitetura TCP/IP 15%, Endereçamento e encaminhamento 30%, Sistema de nomeação da Internet 20%. Mínimo para aprovação: 10 valores.: 100.0%

Bibliografia

Computer Networking a Top-Down Approach, Kurose, J., Ross, K., Addison Wesley, 2012

Data and Computer Communications, Stallings, W., Prentice Hall, 2011

Engenharia de Redes Informáticas, Monteiro, E., Boavida, F., FCA, 2011

TCP/IP Teoria e Prática, Boavida, F., Bernardes, M., FCA, 2012

TCP/IP Illustrated, Volume 1 The Protocols, Fall, K., Stevens, W.,  Addison Wesley, 2012