Seminário de Análise de Dados/Dissertação.

Ano
5
Ano lectivo
2017-2018
Código
02022324
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos; Conhecimentos de metodologia de investigação científica e de estatística.

Métodos de Ensino

Orientação tutorial. Sessões de apresentação do desenvolvimento dos trabalhos de investigação aos docentes e colegas. Acompanhamento metodológico.

Resultados de Aprendizagem

Escolha do tema da dissertação e preparação do projeto de investigação. Os alunos deverão apresentar o seu projeto de investigação num dos temas propostos. Este deverá incluir tema, título, resumo, introdução, objetivos da investigação, metodologia a utilizar, bem como referências bibliográficas.

Desenvolvimento do trabalho de investigação, que inclui a fase da recolha de tratamento dos dados.

Elaboração da tese de mestrado.

Apresentação e defesa do trabalho elaborado nas provas públicas de defesa da tese.

Pretende-se, nesta unidade curricular, que o aluno desenvolva competências ao nível do processo de investigação científica, assim como da apresentação escrita e oral do seu trabalho.  

Estágio(s)

Não

Programa

Tendo em conta os objetivos desta unidade curricular, os alunos são acompanhados e apoiados, pelo seu orientador, ao nível do processo de investigação científica requerido pelo trabalho que está a desenvolver. Temas como design do estudo, técnicas de recolha de dados, técnicas de análise de dados, redação de um texto científico e apresentação e comunicação oral do estudo desenvolvido são, caso a caso, abordados e trabalhados.

Docente(s) responsável(eis)

Teresa Manuela Marques Santos Dias Rebelo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação da versão final da dissertação e respetiva defesa pública.: 100.0%

Bibliografia

   A bibliografia é definida pelo orientador responsável pelo trabalho de investigação e de acordo com o tema escolhido pelo aluno. Não obstante, aluno é também incentivado a uma procura ativa de bibliografia relevante e atual sobre o tema a desenvolver e sobre os métodos a utilizar. /

 The bibliography is established by the supervisor that is responsible for the research work and in compliance with the theme chosen by the student. Notwithstanding, the student is also encouraged to search actively relevant and up-to-date bibliography concerning the theme to be developed and the methodology to be used.