História da Matemática na Antiguidade
1
2016-2017
02022269
Matemática/Métodos Quantitativos
Português
Presencial
2.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de matemática ao nível da Licenciatura.
Métodos de Ensino
As aulas serão essencialmente expositivas com utilização de vários recursos audio-visuais (nomeadamente filmes) e recursos da internet.
Resultados de Aprendizagem
Conhecimento de vários métodos de resolução de problemas de Matemática dos povos da Antiguidade.
Capacidade de reconhecer a sua contribuição para a lecionação de vários conceitos de Matemática dos programas de Matemática do Ensino Básico (2º e 3º ciclos) e Secundário.
Estágio(s)
NãoPrograma
A Matemática nos primórdios da civilização (Matemática em África).
A Matemática no Antigo Egito.
A Matemática na Babilónia.
A Matemática na Índia.
A Matemática na China.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de autoavaliação reflexiva: 25.0%
Projecto: 75.0%
Bibliografia
Carvalho, D. L., Miguel, et al.,História da Matemática em atividades didácticas, Ed. Livraria da Física, São Paulo, 2009.
D’Ambrosio, U., História da Matemática e Educação, In Eduardo Sebastiani Ferreira (Eds.), História e Educação Matemática, Campinas: Centro de Estudos Educação e Sociedade, 1996.
Estrada, M. F., C. C. Sá, et al., História da Matemática. Universidade Aberta, Lisboa, 2000.
Euclides, Os Elementos, Tradução e Introdução de Irineu Bicudo, Unesp, São Paulo, 2009.
Eves, H., Introdução à História da Matemática, Editora Unicamp, Campinas, 2004.
Guzmán, M., Tendencias innovadoras en la educación matemática, Boletim da S.P.M., 25, pp 9-34, 1993.
Katz, V. J., História da Matemática, FC Gulbenkian, Lisboa, 2010.
Pinto, H., História da Matemática na Sala de Aula, Ludus, Lisboa, 2009.
Vasconcellos, F. A., História das Matemáticas na Antiguidade, Ludus, Lisboa, 2009.