História da Matemática na Antiguidade

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
02022269
Área Científica
Matemática/Métodos Quantitativos
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de matemática ao nível da Licenciatura.

Métodos de Ensino

As aulas serão essencialmente expositivas com utilização de vários recursos audio-visuais (nomeadamente filmes) e recursos da internet.

Resultados de Aprendizagem

Conhecimento de vários métodos de resolução de problemas de Matemática dos povos da Antiguidade.
Capacidade de reconhecer a sua contribuição para a lecionação de vários conceitos de Matemática dos programas de Matemática do Ensino Básico (2º e 3º ciclos) e Secundário.

Estágio(s)

Não

Programa

A Matemática nos primórdios da civilização (Matemática em África).
A Matemática no Antigo Egito.
A Matemática na Babilónia.
A Matemática na Índia.
A Matemática na China.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de autoavaliação reflexiva: 25.0%
Projecto: 75.0%

Bibliografia

Carvalho, D. L., Miguel, et al.,História da Matemática em atividades didácticas, Ed. Livraria da Física, São Paulo, 2009.

D’Ambrosio, U., História da Matemática e Educação, In Eduardo Sebastiani Ferreira (Eds.), História e Educação Matemática, Campinas: Centro de Estudos Educação e Sociedade, 1996.

Estrada, M. F., C. C. Sá, et al., História da Matemática. Universidade Aberta, Lisboa, 2000.

Euclides, Os Elementos, Tradução e Introdução de Irineu Bicudo, Unesp, São Paulo, 2009.

Eves, H., Introdução à História da Matemática, Editora Unicamp, Campinas, 2004.

Guzmán, M., Tendencias innovadoras en la educación matemática, Boletim da S.P.M., 25, pp 9-34, 1993.

Katz, V. J., História da Matemática, FC Gulbenkian, Lisboa, 2010.

Pinto, H., História da Matemática na Sala de Aula, Ludus, Lisboa, 2009.

Vasconcellos, F. A., História das Matemáticas na Antiguidade, Ludus, Lisboa, 2009.