Conforto Ambiental Interior em Edíficios

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
02022121
Área Científica
Engenharia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os aspetos técnicos, normativos e regulamentares relacionados com as diversas áreas de análise da qualidade ambiental interior;

2. Capacidade de integrar as informações sobre os vários aspetos parcelares relevantes para a qualidade ambiental em espaços interiores (qualidade do ar interior, ambiente térmico, ruído, vibrações, iluminação).

3. Capacidade para realizar diagnósticos da qualidade do ambiente interior e propor medidas de melhoria.

4. Capacidade para integrar os conhecimentos relacionados com a Qualidade Ambiental dos Espaços Interiores nas atividades profissionais relacionadas com projeto, construção, instalação, operação, licenciamento, e manutenção de edifícios e sistemas.

5. Capacidade para atuar como agentes de difusão do conhecimento relacionado com a disciplina, nomeadamente através da consciencialização da necessidade de harmonizar as preocupações relativas à qualidade ambiental interior com a necessidade da utilização racional da energia.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo 0 | visão de conjunto
Módulo 1 | ambiente térmico
Módulo 2 | qualidade do ar interior
Módulo 3 | ruído e vibrações
Módulo 4 | iluminação

Docente(s) responsável(eis)

Manuel Carlos Gameiro da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
O processo de avaliação utilizado no curso tem por base o modelo de avaliação contínua, realizada a partir da execução de atividades específicas, sendo apenas permitida a progressão do formando para o módulo seguinte caso tenha completado as atividades propostas no módulo anterior.: 100.0%

Bibliografia

Apontamentos e Apresentações do Curso.
2005 Ashrae Handbook – Fundamentals American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers, Atlanta, USA.
P. O Fanger , Thermal Comfort, Danish Technical Press.
F. J. Rey Martinez, R. Cena Callejo – Edificios saludables para trabajadores sanos: calidade de ambientes interiors, ed. Junta de Castilla e León, 2006.
Griffin, M.J. (1990) Handbook of Human Vibration, Academic Press, London.
Beranek, L.L. 1996. Acoustics. Ed. McGraw-Hill.
S Corgnati, M. Gameiro da Silva. 2012 – Indoor Climate Quality Assessment, guidebook nr. 14 of REHVA, Brussels.
M. C. Gameiro da Silva, “Virtual Laboratories for a Course about Indoor Environmental Quality”, Special Issue of International Journal on Emerging Technologies in Learning, November 2009 doi:10.3991/ijoe.v5s2.1107.
M. C. Gameiro da Silva “ Aplicações Computacionais para Avaliação do Conforto Térmico, Revista Climatização, nº 56, Ano VIII, Março/Abril de 2008, pp 56-68.