Reabilitação Não-Estrutural

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02022056
Área Científica
Engenharia Civil
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos gerais de materiais de construção, física das construções e tecnologia das construções.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas tendo em vista a sistematização e organização do conhecimento e das metodologias de abordagem, complementadas por aulas Teórico-Práticas. Face ao contexto temático da unidade curricular, todas as aulas (T e TP) incluem exemplos reais de caraterização do edificado em diferentes cidades e de diferentes épocas, privilegiando a a apresentação de projetos de investigação aplicada. Os alunos são permanentemente incentivados a desenvolver pequenos trabalhos de observação e análise crítica da realidade que os envolve  no domínio da reabilitação.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo geral é dotar os/as alunos/as de conhecimentos sólidos no domínio da reabilitação não estrutural de edifícios.

No final da disciplina os/as alunos/as deverão ser capazes de:

a) Observar, identificar e descrever soluções construtivas existentes em fachadas e coberturas, avaliando a sua expectativa de desempenho em determinado contexto funcional.

b) Observar, descrever e registar anomalias não estruturais nas soluções construtivas existentes em fachadas e coberturas e outros elementos construtivos.

c) Diagnosticar anomalias não estruturais nas soluções construtivas existentes em fachadas e coberturas e noutros elementos construtivos.

d) Definir estratégias de reabilitação para um número alargado de anomalias não estruturais, demonstrando capacidade de investigação e experimentação elementar, para a definição de técnicas e materiais de reabilitação.

e) Elaborar relatórios-síntese de patologia e reabilitação.

Estágio(s)

Não

Programa

1 - EXIGÊNCIAS FUNCIONAIS, REGULAMENTARES E NORMATIVAS APLICÁVEIS AOS EDIFÍCIOS

2 - AGENTES E MECANISMOS GERAIS DE DEGRADAÇÃO DE MATERIAIS, ELEMENTOS

CONSTRUTIVOS E LIGAÇÕES

3 - ETAPAS DA DEGRADAÇÃO DOS EDIFÍCIOS E CRITÉRIOS DE INTERVENÇÃO

4 - ANOMALIAS NÃO-ESTRUTURAIS

- Principais manifestações

- Patologia dos elementos construtivos e das instalações

5 - PRINCÍPIOS GERAIS DE DIAGNÓSTICO

- Metodologias de diagnóstico

- Ferramentas analíticas e numéricas. Recursos informáticos

- Técnicas experimentais de auxílio

- Exemplos de técnicas específicas de diagnóstico

6 - SOLUÇÕES DE INTERVENÇÃO EM ELEMENTOS NÃO-ESTRUTURAIS

- Eliminação das anomalias

- Substituição de elementos e materiais afetados

- Ocultação de anomalias

- Proteção contra agentes agressivos

- Eliminação das causas das anomalias

- Reforço das características funcionais

7 - CONCRETIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE DIAGNÓSTICO e REPARAÇÃO PARA OS DIVERSOS

ELEMENTOS E SISTEMAS

- Paredes

– Coberturas

– Pavimentos

– Elementos secundários.

Docente(s) responsável(eis)

José António Raimundo Mendes da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

[1] SILVA. J. Raimundo Mendes (coord.) - Cadernos de apoio ao ensino datecnologia da construção e da reabilitação de anomalias não estruturais (17 volumes) DEC, FCTUC, 2008-2009

[2] PAIVA, J. V. et al.-“Patologia da Construção”.1º Encontro sobre “Conservação e Reabilitação de Edifícios de Habitação”, LNEC, 1985.

[3] Abrantes, V., Silva, J. Mendes, “Método simplificado de diagnóstico de anomalias em edifícios”, Livros d’Obra #1, Edições Gequaltec, FEUP, 2012, Porto. (PT/ENG)

[4] Silva, J. Mendes; Abrantes, V., “Reabilitação de paredes fissuradas”, Livros d’Obra #1, Edições Gequaltec, FEUP, 2013, Porto. (PT/ENG)

[5] Torres, Isabel; Freitas, Vasco; Guimarãres, Ana - "Humidade ascensional", Edições FEUP, Porto, 2008

[6]"Guia para Projeto e Aplicação de Telhas Cerâmicas" APICER, Coimbra, 2018.

[7] "Manual de Alvenaria de Tijolo” (2ª edição), APICER, Coimbra 2009.

[8] "Manual de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos” publicado pela APICER, através do CTCV, 2003.