Empreendedorismo e Desafio Empresarial

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
02022011
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Os alunos serão acompanhados por uma equipa multidisciplinar de docentes. No entanto, todos os grupos terão um docente responsável pelo acompanhamento e monitorização do desempenho ao longo do semestre.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa dotar o discente com conhecimentos que lhe permitam compreender os conceitos envolvidos; ganhar capacidades de análise, de ideias, métodos, ferramentas e práticas; relacionar conhecimentos de diversas áreas e competências técnicas, tais como, identificar oportunidades de negócio, avaliar o seu potencial e elaborar um Plano de Negócios, com o objetivo de apoiar novos empreendedores a criarem os seus próprios projetos, transformando conhecimento em novas ideias de negócio sustentáveis orientadas para produtos e serviços.

Estágio(s)

Não

Programa

Os alunos serão integrados em grupos que terão como responsabilidade a criação de um projeto empresarial seguindo um plano de negócios abordando os seguintes tópicos:

- Do espírito empreendedor ao desafio empresarial

- Da ideia ao conceito de negócio

- Mercado e concorrência

- Caracterização dos produtos e serviços

- Desenho de proposta de valor e plano de negócios

- A definição de uma estratégia

- Operações, investimentos e financiamento

- As pessoas

- Aspetos legais da criação de empresas/Propriedade intelectual

- Viabilidade económico-financeira

Durante o semestre serão ainda expostos a temas relacionados com o seu projeto empresarial, nomeadamente a inovação, a comunicação, a negociação e a avaliação dos riscos do negócio.

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação será contínua e incluirá a monitorização do cumprimento de metas intermédias de execução do projeto, assim como a apresentação e a discussão do projeto no final do semestre. Será ainda avaliado o documento final que deverá incluir todas as componentes propostas pelos orientadores.: 100.0%

Bibliografia

Saraiva, Pedro Empreendorismo, 2ª edição, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011

Lendrevie, J.; Lindon, D.; Rodrigues, V., Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing, Publicações Dom Quixote, 2004.

Lisboa, João Veríssimo; Gomes, Carlos F.. Gestão de operações. 2ª ed. Porto: Vida Económica, 2008.

Sarkar, S., Empreendedorismo e Inovação, Lisboa, Portugal: Escolar Editora, 2007.

Shane, Scott, The foundations of entrepreneurship, Cheltenham: Edward Elgar, 2002.

Ferreira, Manuel Portugal; Santos, João Carvalho; Serra, Fernando Ferreira, Ser Empreendedor: Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa, Lisboa, Portugal, Edições Sílabo, 2010.