Visualização Computacional
1
2024-2025
02021960
Computação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Bons conhecimentos de programação em C e conhecimentos de Álgebra Linear e Geometria Analítica.
Métodos de Ensino
As atividades pedagógicas são de três tipos:
2 Tipos de aulas:
• Aulas destinadas à apresentação e discussão dos conteúdos programáticos
• Aulas destinadas à aplicação de conceitos – programação
Trabalhos de grupo (2 alunos), destinados à realização de trabalhos.
Resultados de Aprendizagem
Conhecimentos fundamentais sobre conceitos, algoritmos, tecnologias e arquiteturas de Visualização de Informação, Computação Gráfica e Modelação Geométrica.
O foco da unidade curricular são os algoritmos e técnicas fundamentais da geração e manipulação de imagem em computador.
A unidade curricular dá importância ao desenvolvimento de capacidades de aplicação dos conceitos adquiridos, através da sua implementação.
Competências na especificação de requisitos de aplicações gráficas de visualização de informação, na análise das melhores opções no desenvolvimento de aplicações gráficas e na utilização de ferramentas computacionais. Programação e utilização de aplicações de visualização de informação e aplicações gráficas interativas. Uso da Internet como repositório de informação. Iniciativa individual e capacidade de trabalho em grupo. Imaginação e criatividade.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução à Visualização Computacional, Arquitetura de um Sistema Gráfico Interativo, Cor e Imagem, Sistemas Gráficos, Primitivas Gráficas, Modelos de Linhas, Transformações Geométricas Afins, Visualização em R2 e em R3, Transformações Projetivas, Modelos de Superfícies, Visibilidade, Iluminação, Sombreamento, Texturação, Modelos sólidos.
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Jorge Carvalho Menezes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação ativa nas aulas e trabalhos de grupo: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
R. Spence, Information Visualization, Addison-Wesley, 2001.
D. Hearn, M. Pauline Baker, Computer Graphics with OpenGL, Prentice Hall, 2004.
D.F. Rogers, Procedural Elements for Computer Graphics, MCB McGraw-Hill, 1997.
M. Mäntylä, An Introduction to Solid Modeling, Computer Science Press, 1988.
G. Farin, Curves and Surfaces for CAGD - A Practical Guide, Academic Press, 1997.