Introdução à Programação em Java

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02021872
Área Científica
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
23.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nas primeiras 15 semanas, esta u.c. está estruturada em 8h teórico-práticas por semana, sendo as restantes laboratoriais. Nas últimas 5 semanas, está estruturada em 16 horas por semana de aulas laboratoriais para promover o autoestudo com acompanhamento. Todas as aulas são acompanhadas por um docente. Nas aulas teórico-práticas são apresentados conceitos sobre programação e promovida a respectiva prática. Durante as aulas laboratoriais, os estudantes resolvem problemas de programação com acompanhamento. 

Resultados de Aprendizagem

Adquirir conhecimentos sólidos sobre princípios de programação procedimental e orientada a objetos com recurso à linguagem de programação Java. Como competências genéricas realçam-se: capacidade de análise, síntese; organização e planificação; resolução de problemas; trabalho em grupo; aprendizagem autónoma; adaptabilidade a novas situações; criatividade; preocupação com a qualidade e com desenvolvimento sustentado.

Estágio(s)

Não

Programa

• Arquitetura do computador, tipos de dados, operações
• Estruturas condicionais e de seleção
• Estruturas iterativas
• Funções
• Programação por objetos, modelação
• Classes, variáveis, métodos, encapsulamento
• Herança
• Polimorfismo, classes abstratas e interfaces
• Java containers
• Análise orientada a objetos
• Unified Modeling Language

Docente(s) responsável(eis)

Maria José Patrício Marcelino

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua (50%) e teste (50%). No caso de classificação negativa no teste (< 9.5 valores), o aluno terá a possibilidade de realizar um exame (50% da classificação final) substituindo a classificação do teste. A avaliação contínua procura estimular a participação individual nas atividades letivas e avaliar a evolução. O exame assume um papel de avaliação final e individual de conhecimentos: 100.0%

Bibliografia

A. J. Mendes, M. J. Marcelino, Fundamentos de Programação em Java, FCA, 2012
D. J. Eck, Introduction to Programming Using Java, 2011 (available online: http://math.hws.edu/javanotes/)
B. Eckel, Thinking in Java, Prentice Hall, 2006 (available on-line: http://mindview.net/Books/TIJ4)
J. Bloch, Effective Java: Programming Language Guide, Addison-Wesley, 2008