Trabalho Final

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02021806
Área Científica
Direito/Gestão/Sociologia/Economia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O Trabalho Final é fundamentalmente um trabalho individual, cabendo ao orientador/supervisor ajudar a definir os objetivos, apoiar a identificação de fontes bibliográficas relevantes e incentivar a articulação com os quadros concetuais estudados. A elaboração do trabalho envolve alguma interação entre orientador/aluno em diferentes momentos do curso, numa lógica individual ou coletiva (dentro do grupo alargado dos estudantes da Pós-Graduação).

Resultados de Aprendizagem

A PG em Economia Social-cooperativismo, mutualismo e solidariedade é concluída com a elaboração de um Trabalho Final. Consiste na realização de uma monografia, geralmente assente numa de duas estratégias alternativas: a) aprofundamento de um ponto de vista concetual, de um tema abordado noutras unidades curriculares do Curso; b) apresentação e discussão de um caso de uma organização que possa servir como uma referência para outras organizações quanto à forma como tem tratado uma problemática referida noutras unidades curriculares do curso. O trabalho será realizado sob orientação de um docente do curso.

Com a elaboração do trabalho final pretende-se desenvolver as competências de análise da realidade das organizações da economia social, fundamentada pela utilização de referências bibliográficas e de outras fontes relevantes e adequadas. São igualmente trabalhadas competências de gestão e organização de informação, expressão de ideias ao nível escrito e oral e reflexão crítica.

Estágio(s)

Não

Programa

Cada aluno, com a colaboração do orientador, define a temática/problemática a abordar, adequando o método de trabalho e o conteúdo a desenvolver em função dessa escolha e dos objetivos identificados. 

Docente(s) responsável(eis)

Margarida Rosa Silva Baila Madeira Antunes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Está previsto um momento para a apresentação/discussão dos trabalhos. : 100.0%

Bibliografia

A bibliografia é escolhida por cada um dos alunos que elabora o Trabalho Final, com a supervisão do orientador.

Bibliography is chosen by each student working on a Master's Dissertation, under the supervision of a supervisor.