Conferências e narrativas de experiências vividas na economia social

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02021790
Área Científica
Direito/Gestão/Sociologia/Economia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular é organizada com base em Conferências realizadas ao longo do semestre por parte especialistas em economia social ou em matérias conexas e contextualizadoras dos temas abrangidos por este Curso. Inclui ainda apresentação de narrativas sobre experiências vividas por parte de protagonistas da economia social, feitas também em sessões próprias.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta uc é colocar os estudantes em contacto com os temas da economia social e questões relacionadas com esta e com as experiências que os protagonistas das organizações da economia social vivem no seu dia-a-dia.

Fomenta-se o contacto e aprofundamento do conhecimento sobre a diversidade temática das problemáticas associadas à economia social e questões conexas e com a diversidade interna deste sector no que diz respeito aos diferentes tipos e práticas das organizações da economia social.

Pretende-se estimular o conhecimento e a reflexão sobre os vários debates teóricos, os desafios e a variedade de experiências práticas da economia social e fomentar a consciência da variedade de organizações, suas práticas e relações internas e externas intra e inter-sectoriais.

Estimula-se a capacidade de comunicação intra e extra-sectorial, de análise crítica das temáticas em foco, a capacidade de aplicação prática dos conhecimentos e das aprendizagens da experiência.

Estágio(s)

Não

Programa

Existindo variação no que diz respeito aos temas das conferências e conferencistas convidados/as, estes/as inserir-se-ão nos temas e experiências a abordar no âmbito da economia social ou em matérias conexas e contextualizadoras dos temas abrangidos por este Curso.
Este ciclo de conferências inclui também experiências vivas representando o testemunho de experiências organizacionais da variedade do campo da economia social incluindo cooperativas, mutualidades, associações, fundações, misericórdias, outras instituições particulares de solidariedade social, associações culturais, recreativas e desportivas, iniciativas de desenvolvimento local, entidades do setor comunitário e auto-gestionário e outras entidades que respeitem os princípios da economia social, conforme referido na Lei de Bases da Economia Social.  

Docente(s) responsável(eis)

Teresa Carla Trigo de Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação desta unidade curricular sustenta-se na elaboração pelos/as estudantes de um comentário escrito sobre uma das conferências realizadas e sobre uma das experiências vivas narradas.: 100.0%

Bibliografia

Bibliografia e outro material proveniente das conferências e apresentações será distribuído aos/às estudantes conforme forem disponibilizados pelos/as conferencistas.

 

Literature and other teaching material from the conferences and presentations will be distributed to the students as they are made available by the speakers.