Perspetivas quanto à gestão das organizações da economia social

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02021773
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Exposição de matéria pelos docentes com recurso a suportes de multimédia e a casos de estudo sempre que for possível e se considerar oportuno e debates com a participação dos estudantes sobre temas do programa.

Estágio(s)

Não

Programa

A1. Questões-chave na gestão das organizações da economia social:
1.1.O que é uma organização?
1.2.O que é a gestão?
1.3. Missão, visão e objetivos
1.4. Valores e partes interessadas
1.5. Gestão estratégica e operacional: Integração da visão estratégica e da gestão em linha

2. Liderança, Motivação e Desempenho
1. A gestão das relações de trabalho: uma abordagem integrada
2. Lideres e gestores: níveis e papéis

3. Gestão da Qualidade nas Organizações da Economia Social
3.1. A Qualidade como conceito multidimensional
3.2. Princípios da Qualidade Total
3.3. A Qualidade em Serviços: especificidades e modelos de avaliação
3.4. Referenciais internacionais para a Qualidade aplicáveis nas Organizações da Economia Social
3.5. A Qualidade no Setor Social e noutros contextos da Economia Social

4. Empresas e Sociedade: da ética à responsabilidade social
4.1. A Responsabilidade Social das Empresas (RSE)
4.2. Ética e Responsabilidade Moral

Docente(s) responsável(eis)

Patrícia Helena Ferreira Lopes de Moura e Sá

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação na aula : 20.0%
Prova escrita cobrindo alguns dos temas abordados : 80.0%

Bibliografia

ALMEIDA, F. (2010). Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas. Cascais: Princípia Editora

BOATRIGHT, J. (2003). Ethics and the Conduct of Business. 4th ed. New Jersey: Prentice Hall

EVANS, James R. ; LINDSAY, William M. (2010) Managing for Quality and Performance Excellence -  8th edition; Thomson/South-Western.

GUEST, D.E., Paauwe, J. and Wright, P. (2013) (Eds). HRM and Performance: Achievements and Challenges. London and NY: Wiley.

KENNEDY, Larry (2004) Quality management in the nonprofit world; Reliable Man Books.

LIGHT, Mark (2011) Results Now for Nonprofits: Strategic, Opertating, and Governance Planning, 1st edition.

MARÉCHAL, J-P. (2006). Ética e Economia: uma oposição artificial. Trad. Carlos Aboim Brito. Lisboa: Instituto Piaget

SHORE, L. M., Coyle-Shapiro, J. A-M. and Tetrick, L. E. (2012). The Employee-Organization Relationship: Applications for the 21st Century. New York:  Routledge Academic.