Perspetivas quanto à gestão das organizações da economia social
1
2017-2018
02021773
Gestão
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Exposição de matéria pelos docentes com recurso a suportes de multimédia e a casos de estudo sempre que for possível e se considerar oportuno e debates com a participação dos estudantes sobre temas do programa.
Estágio(s)
NãoPrograma
A1. Questões-chave na gestão das organizações da economia social:
1.1.O que é uma organização?
1.2.O que é a gestão?
1.3. Missão, visão e objetivos
1.4. Valores e partes interessadas
1.5. Gestão estratégica e operacional: Integração da visão estratégica e da gestão em linha
2. Liderança, Motivação e Desempenho
1. A gestão das relações de trabalho: uma abordagem integrada
2. Lideres e gestores: níveis e papéis
3. Gestão da Qualidade nas Organizações da Economia Social
3.1. A Qualidade como conceito multidimensional
3.2. Princípios da Qualidade Total
3.3. A Qualidade em Serviços: especificidades e modelos de avaliação
3.4. Referenciais internacionais para a Qualidade aplicáveis nas Organizações da Economia Social
3.5. A Qualidade no Setor Social e noutros contextos da Economia Social
4. Empresas e Sociedade: da ética à responsabilidade social
4.1. A Responsabilidade Social das Empresas (RSE)
4.2. Ética e Responsabilidade Moral
Docente(s) responsável(eis)
Patrícia Helena Ferreira Lopes de Moura e Sá
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação na aula : 20.0%
Prova escrita cobrindo alguns dos temas abordados : 80.0%
Bibliografia
ALMEIDA, F. (2010). Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas. Cascais: Princípia Editora
BOATRIGHT, J. (2003). Ethics and the Conduct of Business. 4th ed. New Jersey: Prentice Hall
EVANS, James R. ; LINDSAY, William M. (2010) Managing for Quality and Performance Excellence - 8th edition; Thomson/South-Western.
GUEST, D.E., Paauwe, J. and Wright, P. (2013) (Eds). HRM and Performance: Achievements and Challenges. London and NY: Wiley.
KENNEDY, Larry (2004) Quality management in the nonprofit world; Reliable Man Books.
LIGHT, Mark (2011) Results Now for Nonprofits: Strategic, Opertating, and Governance Planning, 1st edition.
MARÉCHAL, J-P. (2006). Ética e Economia: uma oposição artificial. Trad. Carlos Aboim Brito. Lisboa: Instituto Piaget
SHORE, L. M., Coyle-Shapiro, J. A-M. and Tetrick, L. E. (2012). The Employee-Organization Relationship: Applications for the 21st Century. New York: Routledge Academic.