Modelação Matemática

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
02021663
Área Científica
Matemática
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Cálculo Diferencial e Integral, Matemática Numérica, Estatística e Programação.

Métodos de Ensino

Ao longo do semestre são apresentados problemas que envolvam o uso de modelos matemáticos.  Os alunos, em grupos, deverão aprender a abordar um problema real, a dividi-lo em problemas simples  e construir um modelo a partir dos elementos essenciais da situação em estudo. Regularmente, o docente que  propôs o problema, planeia as tarefas e avalia a evolução do trabalho . Sempre que possível, deverá haver acompanhamento por um parceiro da indústria.  Deverá ser elaborado um relatório  que deverá incluir  a fundamentação teórica dos modelos usados.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o estudante seja capaz de aplicar, construir ou desenvolver modelos matemáticos, de forma criativa, em aplicações reais. Pretende-se que este objetivo seja atingido através da análise e resolução, em atividades de grupo, de alguns problemas concretos associados, em particular, a questões industriais.

Esta unidade permite desenvolver as seguintes competências instrumentais: modelação e análise; programação científica e simulação; conhecimento de métodos matemáticos; utilização de modelos matemáticos para ambientes industriais reais; capacidade para tratar, e analisar, grandes quantidades de dados com métodos numéricos e estatísticos. A nível pessoal permite desenvolver a iniciativa individual, a capacidade de trabalhar em grupo, atividades de pesquisa bibliográfica científica, competências de investigação e de aprendizagem autónoma e, enquanto membro de uma equipa, a capacidade de comunicação, oral e escrita, com audiências multi-disciplinares.

Estágio(s)

Não

Programa

Será proposto um conjunto de problemas/projetos cuja análise e resolução envolvam a utilização de modelos matemáticos.

Pretende-se que os alunos utilizem conhecimentos adquiridos das áreas de otimização, estatística, análise numérica, computação, ou outras, na resolução de cada problema.

Os problemas, preferencialmente relacionados com uma situação industrial real, serão apresentados numa linguagem que evite o formalismo matemático e poderão ser também sugeridos por profissionais da área industrial.

A interpretação dos dados, a formulação e análise de um modelo matemático adequado, a sua simulação numérica e validação, bem como a interpretação dos resultados são, assim, algumas das etapas a percorrer.

Docente(s) responsável(eis)

Sílvia Alexandra Alves Barbeiro

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
A avaliação é baseada nas apresentações (10 a 30%), nos relatórios (60 a 80%) e na participação nas aulas (10 a 20%), não existindo provas de exame. : 100.0%

Bibliografia

Bibliografia diversa, dependendo dos temas distribuídos. Será, em geral, composta por artigos de investigação, livros científicos e relatórios de trabalho de empresas.

 

Bibliography diverse, depending on the topics assigned. It will include research articles, scientific books and reports of companies.