Seminário em Modelação Matemática

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
02021652
Área Científica
Matemática
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Cálculo Diferencial e Integral, Análise Numérica, Otimização, Probabilidades e Estatística e Programação

Métodos de Ensino

A realização desta unidade curricular pressupõe a frequência de seminários, mini-cursos e conferências. Em particular, poderá ser assegurada a sua realização pela frequência da Semana de Modelação do European Consortium for Mathematics in Industry.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal é tomar contacto com projetos em modelação matemática (onde os problemas são dados em termos não-matemáticos) e fomentar a discussão e o relato em torno dessas experiências, seguindo o modelo da Semana de Modelação do European Consortium for Mathematics in Industry.

Esta unidade curricular permite desenvolver as seguintes competências instrumentais: conhecimento de resultados matemáticos; capacidade de formular e resolver problemas. A nível pessoal permite também desenvolver capacidades de aprendizagem autónoma e de comunicação.

Estágio(s)

Não

Programa

Nenhum em especial, apenas aqueles que são adquiridos nos seminários, mini-cursos e conferências que os alunos assistam.

Docente(s) responsável(eis)

Sílvia Alexandra Alves Barbeiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
A fim de aferir o empenho do estudante e a quantidade e dificuldade de cursos e palestras assistidos, a avaliação deverá ter em consideração uma apresentação oral pública sobre o trabalho realizado ao longo do semestre.: 100.0%

Bibliografia

Nenhuma em especial, apenas aquela que for distribuída nos seminários, mini-cursos e conferências que os alunos assistam.

 

None in special, just the one that is distributed in the seminars, short courses and conferences attended by the students.