Proteção e Degradação de Superfícies

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
02021637
Área Científica
Superfícies em Tribologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A disciplina desenvolve-se com uma primeira parte onde é apresentado a matéria relevante para os assuntos abordados quer relativamente à parte de proteção quer de degradação de superfícies. Nesta fase as aulas são teóricas, sendo nas aulas teórico-práticas apresentados exemplos específicos sobre cada um dos assuntos tratados teoricamente. Os alunos são convidados a aprofundarem em casa a matéria teórica para poder em analisar os problemas práticos, consistindo quer na análise de resultados previamente obtidos experimentalmente, quer em resultados da literatura.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Proteção e Degradação de Superfícies tem como objectivo formar o aluno nas diferentes variantes de processos de modificação de superfícies para melhorar a resistência à corrosão e desgaste de materiais.

Com esta disciplina pretende-se que os alunos sejam capazes de:

1 – Proceder à selecção do melhor procedimento de modificação de superfícies para alcançar os resultados almejados, tendo em conta os problemas técnicos e de custo do processo.

2 – Atingir um nível de conhecimentos sobre várias técnicas de modificação de superfície que lhes permita facilmente absorver no futuro informação detalhada sobre cada uma delas.

3 – Serem motivados para novas técnicas com potencialidades para serem desenvolvidas a nível mundial.

4 – Analisar e compreender quais os principais fenómenos que promovem a degradação dos materiais, principalmente os ligados à corrosão e ao desgaste

5 – Perceberem a importância das técnicas de modificação de superfícies.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução e motivação – modificação de superfícies; vantagens e inconvenientes; aspetos económicos. 2. Processos de modificação de superfícies – com e sem variação da composição química; revestimentos (deposição atómica; deposição de partículas; difusão; revestimentos maciços); seleção de uma tecnologia de revestimentos; principais etapas na deposição; campos de aplicação. 3. Tratamentos de superfície para aplicações tribológicas – mecânicas, térmicas, por fusão superficial, termoquímicas (cementação, nitruração e carbonitruração), implantação iónica, tratamentos químicos, soldadura, projeção em plasma, CVD, PVD. 4. Pulverização catódica: pulverização catódica reativa; tensões residuais; adesão.5. Crescimento e deposição de revestimentos – nucleação / estrutura; composição química; morfologia. 6. Desgaste – principais tipos; métodos de avaliação; mecanismos de desgaste. 7. Corrosão – a corrosão do ponto de vista eletroquímico; principais tipos e métodos para a sua prevenção.

Docente(s) responsável(eis)

Bruno Miguel Quelhas de Sacadura Cabral Trindade

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência (Trabalhos práticos) - 50.0%, Exame - 50.0%: 100.0%

Bibliografia

Slides of classes.

Review and regular scientific and technical papers on Surface Modification Technologies.