Inovação e Empreendedorismo
1
2024-2025
02021508
Economia e Gestão
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Os conteúdos são abordados de forma prática, interativa e com base em diferentes desafios que são colocados aos alunos.
Resultados de Aprendizagem
Esclarecer o conceito de empreendedorismo, o que o caracteriza, assim como a quem o adota como forma de vida, em que tipologias específicas se pode subdividir ou contextualizar;
Evidenciar a sua pertinência no desenvolvimento, à escala local, e aos níveis regional, nacional ou mundial;
Explicitar as diferentes etapas do processo de transformação duma vaga ideia de negócio numa realidade organizacional concreta, por forma a ganhar eficácia nesta conversão, majorando a respetiva probabilidade de sucesso;
Ilustrar as várias fases da afirmação dos projetos de Empreendedorismo de Base Tecnológica;
Evidenciar os contributos da inovação para o empreendedorismo e caraterizar diferentes tipos de inovação;
Discutir o papel das Instituições de Ensino Superior e dos Engenheiros na afirmação do Empreendedorismo e do Empreendedorismo de Base Tecnológica.
Os alunos adquirem competências para transformar ideias de negócio em projetos e para gerir equipas em processos de inovação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Empreendedorismo
A Pertinência
Da Ideia ao Negócio
Ideias
Oportunidades de Negócio
Estudo Preliminar de Viabilidade
Estruturação do Negócio
Equipa de Promotores
Análise de Mercado
Análise Competitiva
Tecnologia e Propriedade Industrial
Modelo de Negócio
Calendarização
Financiamento
Viabilidade Económica
Proposta
Alguns Perigos de Desenvolvimento
Da Tecnologia ao Negócio
Avaliação do Potencial Comercial de Tecnologias
O Papel dos Investigadores
Gestão da Propriedade Industrial
Vigilância Tecnológica
Pipeline de Conversão
Especificidades do Bioempreendedorismo e Energia
Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo
Conclusões
Docente(s) responsável(eis)
Jorge Fernando Brandão Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%
Bibliografia
1. Saraiva, P., Empreendedorismo: do conceito à aplicação, da ideia ao negócio, da tecnologia ao valor., segunda edição, Imprensa da Universidade de Coimbra (2011)
2. Cruz, E., Criar uma Empresa de Sucesso, Sílabo (2003)
3. Sarkar, S., Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora (2010)
4. Saraiva, P., I. Coelho e M. Rosa, Economia do Conhecimento e Instituições de Ensino, Sociedade Portuguesa de Inovação (com Produção Editorial da Principia), Porto (2008)
5. Saraiva, P. e J. Orey, Inovação e Qualidade, Sociedade Portuguesa de Inovação (com Produção Editorial da Principia), Porto (1999)
This literature is optional, but additional references in English will be provided for non Portuguese speaking students that may be interested in having access to written materials or books.