Intervenção Familiar com Famílias de Risco

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02021495
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se, mas não é obrigatório, que os alunos tenham frequentado, com aprovação, as ucs de Psicologia da Família (1.ª fase do MIP), Fundamentos de Psicoterapia Sistémica ou Modelos e Modalidades de Intervenção Sistémica.

Métodos de Ensino

As horas de contacto coletivo são organizadas em função de três vetores fundamentais: a) análise e discussão da literatura recomendada em função da organização dos conteúdos programáticos; b) análise e discussão de casos práticos; c) realização de role-play para exercício de competências práticas necessárias à implementação da avaliação e intervenção com famílias em risco.

Resultados de Aprendizagem

a) Conhecer os modelos e dados da investigação sobre as implicações desenvolvimentais da vivência em contextos de risco;

b) Analisar, criticamente, diferentes estratégias de avaliação e intervenção com famílias em risco;

c) Compreender a importância da avaliação e mobilização do potencial da família para a mudança.

Resultados esperados da aprendizagem:

a) Ser capaz de avaliar o risco/perigo existente no sistema familiar e identificar forças e fragilidades;

b) Ser capaz de definir o protocolo de avaliação adequado à situação a avaliar;

c) Ser capaz de realizar uma análise compreensiva das dificuldades evidenciadas e do potencial do de mudança;

d) Ser capaz de definir o tipo de intervenção (psicoeducativa e/ou psicoterapêutica) bem como os objetivos, setting e metodologias da intervenção;

e) Ser capaz de analisar e discutir a forma como o sistema formal de apoio (rede interinstitucional) contribui para a manutenção ou dissolução do problema/dificuldades.

Estágio(s)

Não

Programa

1.  Conceitos de risco e perigo e suas implicações:

1.1  no bem-estar e desenvolvimento da criança/jovem;

1.2  no bem-estar e evolução do sistema familiar.

2.  Particularidades do quadro multiassistencial.

3.  Avaliação do risco/perigo em contexto familiar:

3.1  objetivos da avaliação;

3.2  instrumentos e estratégias de avaliação;

3.3  avaliação compreensiva do: i) desenvolvimento e necessidades da criança/jovem, ii) das capacidades e competências parentais, iii) da rede social disponível; iv) dos fatores de apoio e stresse a que a família está sujeita; d) articulação interinstitucional para partilha de informação e definição das estratégias de intervenção.

4.  Intervenção:

4.1  articulação entre necessidades dos sistemas familiar e individual e tipos de intervenção;

4.2  intervenções psicoeducativas;

4.3  intervenções psicoterapêuticas: i) Terapia Familiar Comunitária; ii) outras intervenções colaborativas

Métodos de Avaliação

Avaliação
a) Desenvolvimento de uma competência prática a definir entre o estudante e a docente – avaliação cotada para 10 valores e a entregar até uma semana antes do fim do semestre; b) Realização de 3 frequências a serem cotadas para 10 valores. O aluno pode, em alternativa, realizar um exame cotado para 20 valores.: 100.0%

Bibliografia

Cunningham, P. B., & Henggeler, S.W. (1999). Engaging multiproblem families in treatment: Lessons learned throughout the development of multisystemic therapy. Family Process, 38,265-281.

Melo, A., & Alarcão, M. (2011). Avaliações em situações de risco e perigo para as crianças: Um roteiro organizador. Análise Psicológica, 3(XXIX),451-466.

Melo, A., & Alarcão, M. (2011). Integrated family assessment and intervention model: A collaborative approach to support multi-challenged families. Contemporary Family Therapy, 33, 400-416.DOI 10.1007/s10591-011-9168-0.

Pereira, D., & Alarcão, M. (2010). Avaliação da parentalidade no quadro da proteção à infância. Temas em Psicologia, 18, 2,499-517.

Rojano, R. (2004). The practice of community family therapy. Family Process, 43(1),59-77.

Sousa, I., Ribeiro, C., & Rodrigues, S. (2007). Are practitioners incorporating a strengths-focused approach when working with multi-problem poor families? Journal of Community Applied Social Psychology, 17,53-66.