Laboratórios de Engenharia Química I

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
01009464
Área Científica
Engenharia Química
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução à Engenharia Química e Bioquímica, Tratamento de Dados, Química Analítica, Termodinâmica Química, Dinâmica de Fluidos, Balanços Mássicos e Energéticos. Estar a frequentar Transferência de Calor.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular é composta por uma componente dominante de cariz experimental e outra complementar de natureza teórico-prática. A 1ª envolve a realização de 6-7 trabalhos laboratoriais da lista em 3.3.5. A 2ª componente permite efetuar a discussão dos resultados dos trabalhos, entre docente e alunos, completando o ciclo de aprendizagem.

Os alunos compõem grupos de 3 elementos, sendo os trabalhos selecionados para cada grupo de modo a cobrir todas as áreas previstas. A frequência da realização dos trabalhos é quinzenal, efetuando-se a discussão de cada trabalho nas semanas de intervalo.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular pretende-se despertar o interesse para a prática da Engª Química e proporcionar a consolidação/integração de conhecimentos adquiridos em disciplinas do 1º e 2º anos da LEQ. Alcançam-se estes objetivos através da realização de diversos trabalhos laboratoriais representativos de problemas de áreas base da Engª Química: Química Analítica, Termodinâmica Química, Dinâmica de Fluidos, Tranferência de Calor.

Os alunos adquirem competências específicas de nível experimental: seleção da informação; planeamento/realização de experiências; tratamento/enquadramento de resultados; familiarização com métodos experimentais e estatísticos; atitude e segurança no laboratório.

Desenvolvem ainda competências genéricas instrumentais (análise/síntese, organização/planificação, resolução de problemas, comunicação oral/escrita, gestão da informação), pessoais (trabalho em grupo, raciocínio crítico) e sistémicas (aprendizagem autónoma, aplicação dos conhecimentos teóricos).

Estágio(s)

Não

Programa

Implementação de trabalhos laboratoriais das áreas de Química Analítica, Termodinâmica Química, Dinâmica de Fluidos e Transferência de calor. Segue-se a lista dos trabalhos laboratoriais previstos:

1 – Descarga através de um orifício; 2 – Escoamento em canais; 3 – Medição de caudais em sistemas abertos; 4 – Impacto de jacto; 5 – Descarga livre de um tanque; 6 – Escoamento em canalizações; 7 – Determinação do número de Reynolds crítico; 8 – Verificação da lei de Stokes; 9 – Viscosidade de líquidos newtonianos; 10 – Reologia de fluidos; 11 – Determinação de volumes parciais molares; 12 – Traçado de um diagrama Ternário; 13 – Calorímetro isotérmico; 14 – Bomba de calor; 15 – Condutividade térmica de sólidos; 16 – Convecção forçada de calor; 17 - Distribuição de pressões em torno de um cilindro; 18 - Determinação quantitativa de açucares redutores em alimentos; 19 - Determinação quantitativa de metais em águas de diversas origens.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Clotilde Amaral Loureiro da Fonseca

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 100.0%

Bibliografia

A bibliografia específica para cada trabalho é fornecida no protocolo correspondente, tendo em atenção os conhecimentos necessários para a sua realização. As obras abaixo podem ser usadas de forma mais transversal.

The specific bibliography for each work is provided in the corresponding protocol, considering the knowledge necessary for its accomplishment.The references below can be used more transversally.

 

Simões, JAM, Castanho, MARB, Lampreia, IMS, Santos, FJV, Nieto de Castro, CA, Pamplona, MT, Minas da Piedade, ME. Guia do Laboratório de Química e Bioquímica. LIDEL, Lisboa, 2017.

Green, DW, Southard, MZ. (Eds.), Perry's Chemical Engineers' Handbook, 9th Ed., McGraw-Hill Education, NY, 2018.

Massey, B. S., Mechanics of Fluids, 7th Ed.,Van Nostrand Reinhold Company, London, 1998.

Lobo, LQ, Ferreira, AGM.  Termodinâmica e Propriedades Termofísicas, Vol.1, Imprensa Univ. Coimbra, 2006.

Incropera, FP, DeWitt, DP. Fundamentals of Heat and Mass Transfer, 6th Ed., John Wiley & Sons, 2006.