Seminário de Investigação II

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03013431
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
11.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Valoriza-se a capacidade dos estudantes darem sequência a uma primeira ideia de trabalho de investigação realizada no âmbito do Seminário de Investigação I (1.º semestre). Torna-se, pois, necessário demonstrar capacidade de aprofundamento de leituras anteriores e de demonstrar conhecimentos e competências que permitam uma boa estruturação da investigação a desenvolver.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular valoriza um método de ensino presencial, que pressupõe a disponibilidade dos estudantes para frequentarem e participarem nas aulas (indo ao encontro dos termos definidos no método de avaliação).

Resultados de Aprendizagem

a) Dar sequência ao processo de elaboração dos projetos de doutoramento, criando condições para que os mesmos seja comentados e discutidos entre docentes e estudantes; b) partilha de experiências de investigação (de docentes doutorandos e pós-doutorandos) que sirvam de referência aos estudantes.

Estágio(s)

Não

Programa

Não há conteúdos programáticos pré-definidos nesta uc. Esta UC é ocupada com sessões de conteúdos distintos, mas destinadas a orientar os doutorandos no trabalho de investigação e na elaboração do Projeto de Tese II. Prevê-se uma participação ativa dos doutorandos, dando seguimento à discussão em grupo das anteriores versões do projeto (Projetos de Tese I), discutindo e aprofundando as hipóteses e perspetivas de análise elaboradas na primeira versão do projeto de pesquisa. Nalgumas sessões docentes e convidados darão conta das suas experiências de pesquisa. Além disso, haverá sessões ocupadas com conferências por parte de professores convidados, nacionais e estrangeiros.

Docente(s) responsável(eis)

Hermes Augusto Tadeu Moreira da Costa

Métodos de Avaliação

Avaliação
O método de avaliação consiste em: apresentar de projeto de tese (de modo a demonstrar melhorias no trabalho face à versão do “Projeto de tese I”); comentário a um projeto de um colega; participação regular nas aulas; assiduidade.: 100.0%

Bibliografia

n.a. (A bibliografia é muito variável, consoante o conteúdo de cada tema de investigação)

 n. a. (The references are very variable, depending on the content of each research theme)