Políticas Sociais e Desigualdades

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02021131
Área Científica
Sociologia/Economia/Geografia/Ciência Política/Ciências da Terra/Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A estratégia pedagógica consiste no fomento da participação ativa dos alunos, dando uma razoável margem de escolha para a contribuição individual e valorizando o debate colectivo de temas propostos pelos alunos no âmbito do programa. Todo o trabalho pedagógico se organiza segundo um plano prévia consensualizado, por forma a que os temas correspondam o mais possível aos interesses cientificos dos alunos e aos seus projetos de tese.

Resultados de Aprendizagem

O objectivo central é discutir os desafios que atualmente se colocam às políticas sociais, designadamente os resultantes de processos como o recúo do estado-providência, as reformas neo-liberais das políticas sociais, os efeitos devastadores de uma economia global não regulada, o aumento das desigualdades e da pobreza em todo o lado.

Um objectivo adicional consiste na análise das políticas sociais em Portu¬gal, das suas particularidades no quadro do modelo social europeu e da sua proximidade relativamente às políticas do Sul da Europa e da América Latina.

Dentre as competências a adquirir incluem-se a compreensão do processo de construção do Estado social e das políticas sociais e o reconhecimento das diferenças entre eles baseadas em diferenças contextuais (path dependency); o relacionamento da crise e da reforma dos sistemas públicos de proteção social com a alteração dos pressupostos desses sistemas; e identificação dos sinais que permitem entender o sentido das mudanças em curso.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O Estado e políticas sociais.

2. As desigualdades sociais.

3. O papel das políticas sociais na redução das desigualdades.

4. As políticas sociais e desigualdades em Portugal.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

BOTTOMORE, Tom (1992) “Citizenship and social class, forty years on”. In T.H. Marshall and Tom Bottomore, Citizenship and Social Class, London: Pluto Press.

CASTEL, Robert (2009) La Montée des Incertitudes. Travail, Protections, Statut de l'Individu. Paris: Seui.

ESPING-ANDERSEN, Gosta (ed.) (1997) Welfare States in Transition. London: Sage

GOUGH, Ian; WOOD, Geof (eds.) (2004) Insecurity and Welfare Regimes in Asia, Africa and Latin America. Social Policy in Development Contexts. Cambridge: University of Cambridge Press

PAUGAM, Serge (org.)(2007) Repenser la Solidarité. L'Apport des Sciences Sociales. Paris: PUF.

TURNER, Bryan (ed.) (1993) Citizenship and Social Theory. London. Sage