Empreendedorismo e Inovação
1
2014-2015
02021120
Ciencias sociais e do comportamento
Português
E-learning
3.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O Curso possui 10 módulos (em 3 Blocos Temáticos BT) realizados a distância.No fim dos BT realiza-se a avaliação sumativa. Os mód. decorrem de forma assíncrona, exceto na apresent. oral dos projetos finais.
Resultados de Aprendizagem
•Estimular capacidades empreendedoras e criativas para a solução de problemas;
•Desenvolver competências de gestão de riscos e de deteção e validação de oportunidades de negócio/ projetos;
•Dotar os formandos com ferramentas, concetuais, políticas e operativas, de apoio à criação e gestão de negócio(s) e/ou projeto(s).
•Preparar os formandos para a constituição e comunicação de propostas de valor e planos de negócio
Estágio(s)
NãoPrograma
Bloco Temático I. A Ideia de Projeto
Módulo 1. Inovação e competitividade: criação de valor
Módulo 2. Pensamento estratégico e criatividade
Módulo 3. Perfil empreendedor
Bloco Temático II. A Conceção do Projeto: Plano de Negócios
Módulo 4. Proposta de valor e business canvas
Módulo 5. Planeamento e Análise estratégica
Módulo 6. Plano de negócios
Bloco Temático III. A Operacionalização do Projeto
Módulo 7. Propriedade intelectual e transferência de tecnologia
Módulo 8. Estudo de mercado e segmentação
Módulo 9. Análise financeira e fund raising
Módulo 10. Comunicação e Marketing
Métodos de Avaliação
Avaliação
Os trab.de aval.(contínua)deverão estar alinhados com a ideia proj.de final a apresentar.O proj. final só pode ser apresentado oralmente se concluida com sucesso a aval. nos momentos anteriores e entrega prévia do doc. escrito.A aval. do proj. final tem 2 dimensões: escrita(0-15 v)e oral(0-5 v). A nota final do curso é expressa na escala 0-20 v, sendo necessário o mín. de 10 v. para aprov.: 100.0%
Bibliografia
- Georgantzas, N. & Acar, W. (1995). Scenario. Driven Planning. Learning to manage strategic uncertainty. Quorum Books.
- Rumelt, R. et al. (1994). Fundamental issues in strategy. A research agenda. Harvard: Harvard Business School Press.
- Saraiva, P.M. (2011). Empreendedorismo. Coimbra: IUC.
- Drucker, P. (1985). Inovação e Gestão. Editorial Presença.
- Kaplan, R. & Norton, D. (1996). The balanced sociecard. Translating strategy into action. Harverd Business Press.
- Bono, E. (2005). O pensamento lateral . Um manual de criatividade. Pergaminho.
- Osterwald, A. & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation. A handbook for visionaries, game changers, and chalengers. Wiley.
- Vasconcelos, D. et al. (1996). Reinventing Europe throught innovation. European Commission.
- Porter, M. E. (2008). "The Five Competitive Forces that Shape Strategy", Harvard Business Review, January 2008, p.86-104.
McCraw, T. K.(2007). Prophet of Innovation. Joseph Schumpeter and Creative Destruction. Harvard University Press