Empreendedorismo e Inovação

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
02021120
Área Científica
Ciencias sociais e do comportamento
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O Curso possui 10 módulos (em 3 Blocos Temáticos BT) realizados a distância.No fim dos BT realiza-se a avaliação sumativa. Os mód. decorrem de forma assíncrona, exceto na apresent. oral dos projetos finais.

Resultados de Aprendizagem

•Estimular capacidades empreendedoras e criativas para a solução de problemas;

•Desenvolver competências de gestão de riscos e de deteção e validação de oportunidades de negócio/ projetos;

•Dotar os formandos com ferramentas, concetuais, políticas e operativas, de apoio à criação e gestão de negócio(s) e/ou projeto(s).

•Preparar os formandos para a constituição e comunicação de propostas de valor e planos de negócio

Estágio(s)

Não

Programa

Bloco Temático I. A Ideia de Projeto

Módulo 1. Inovação e competitividade: criação de valor

Módulo 2. Pensamento estratégico e criatividade

Módulo 3. Perfil empreendedor

 

Bloco Temático II. A Conceção do Projeto: Plano de Negócios

Módulo 4. Proposta de valor e business canvas

Módulo 5. Planeamento e Análise estratégica

Módulo 6. Plano de negócios

 

Bloco Temático III. A Operacionalização do Projeto

Módulo 7. Propriedade intelectual e transferência de tecnologia

Módulo 8. Estudo de mercado e segmentação

Módulo 9. Análise financeira e fund raising

Módulo 10. Comunicação e Marketing

Métodos de Avaliação

Avaliação
Os trab.de aval.(contínua)deverão estar alinhados com a ideia proj.de final a apresentar.O proj. final só pode ser apresentado oralmente se concluida com sucesso a aval. nos momentos anteriores e entrega prévia do doc. escrito.A aval. do proj. final tem 2 dimensões: escrita(0-15 v)e oral(0-5 v). A nota final do curso é expressa na escala 0-20 v, sendo necessário o mín. de 10 v. para aprov.: 100.0%

Bibliografia

  • Georgantzas, N. & Acar, W. (1995). Scenario. Driven Planning. Learning to manage strategic uncertainty. Quorum Books.
  • Rumelt, R. et al. (1994). Fundamental issues in strategy. A research agenda. Harvard: Harvard Business School Press.
  • Saraiva, P.M. (2011). Empreendedorismo. Coimbra: IUC.
  • Drucker, P. (1985). Inovação e Gestão. Editorial Presença.
  • Kaplan, R. & Norton, D. (1996). The balanced sociecard. Translating strategy into action. Harverd Business Press.
  • Bono, E. (2005). O pensamento lateral . Um manual de criatividade. Pergaminho.
  • Osterwald, A. & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation. A handbook for visionaries, game changers, and chalengers. Wiley.
  • Vasconcelos, D. et al. (1996). Reinventing Europe throught innovation. European Commission.
  • Porter, M. E. (2008). "The Five Competitive Forces that Shape Strategy", Harvard Business Review, January 2008, p.86-104.

McCraw, T. K.(2007). Prophet of Innovation. Joseph Schumpeter and Creative Destruction. Harvard University Press