Projecto de Edifícios II

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
02020750
Área Científica
Projecto
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos devem possuir uma formação sólida em mecânica estrutural e resistência dos materiais. Devem também possuir bons conhecimentos de análise de estruturas.

Métodos de Ensino

As aulas decorrem em regime teórico‐prático. Nas aulas são apresentados os conceitos teóricos e as formulações regulamentares para dimensionamento. Em simultâneo são resolvidos exemplos ilustrativos das diversas matérias. Os alunos têm uma participação activa em todo o processo formativo, sendo solicitados para apresentar as soluções encontradas para os problemas propostos. Pontualmente os alunos são convidados a assistir a palestras de cientistas convidados. As aulas tutoriais (37,5 horas) serão para esclarecimento de dúvidas.

Resultados de Aprendizagem

Abordar os principais aspectos envolvidos na concepção de edifícios mistos (aço‐betão) e de ligações metálicas e mistas. Transmitir os conhecimentos necessários para a análise e dimensionamento de estruturas de edifícios mistos e ligações metálicas e ligações mistas aço betão,segundo a regulamentação europeia de projecto de estruturas, designadamente o Euro código 3 e o Euro código 4.
Pretende‐se o desenvolvimento de competências instrumentais (comunicação oral e escrita e capacidade para resolver problemas), pessoais (raciocínio crítico) e sistémicas (aplicar na prática os conhecimentos teóricos e desenvolvimento de autocrítica e auto‐avaliação),essenciais para a concepção, análise e dimensionamento de estruturas porticadas metálicas e mistas com 1 ou mais andares.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo 1
Elementos Estruturais constituídos por cascas:
1.Análise global. 2.Ligação ao corte aço‐betão. 3.Dimensionamento de vigas mistas.Dimensionamento da secção transversal.Estados limite de utilização.Encurvadura lateral de vigas mistas. 4.Dimensionamento de lajes mistas. 5.Dimensionamento de pilares mistos. Dimensionamento da secção transversal.Dimensionamento de pilares em compressão. Dimensionamento de pilares em flexão composta.
Módulo 2
Ligações:
1.Modelação de ligações na análise estrutural. 2.Parafusos,soldadura e cavilhas. 3.Método das componentes.Caracterização das componentes de uma ligação. Cálculo da resistência;rigidez;ductilidade. 4.Ligações com transmissão de momento. Ligação viga‐coluna de eixo forte e de eixo fraco. 5.Ligações com transmissão de momento e esforço axial. Metodologia de cálculo, bases de coluna. 6.Ligações sem transmissão de momento. Ligações entre perfis tubulares. 7.Ligações mistas aço‐betão. 8.Comportamento sísmico e ao fogo de ligações.

Docente(s) responsável(eis)

João Pedro Simões Cândido Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é feita através de um exame escrito final: 100.0%

Bibliografia

i) Faella, C., Piluso, V. and Rizzano, G., Structural steel semirigid connections: theory, design and software. CRC Press LLC, 2000.
ii) Owens, G.W. & Cheal, B.D., Structural steelwork connections, Butterworths, London, 1989.
iii) Simões da Silva, L. e Santiago, A., Manual de Ligações Metálicas, cmm – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, Coimbra, 2003.
iv) Jaspart, J.P. and Weynand, K.: Design of joints for steel and steel‐concrete stuctures, ECCS,Ernst & Sohn and Wiley, 2012.
v) Johnson R.P.: Composite structures of steel and concrete, 3rd edition, Blackwell Publishing,2004.
vi) EN 1993‐1‐1: 2005. Design of Steel Structures. Part 1‐1: General Rules and rules for buildings.
vii) EN 1993‐1‐8: 2005. Design of Steel Structures. Part 1‐8: Design of joints.
viii) EN 1994‐1‐1: 2005. Design of Steel‐Concrete Composite Structures. Part 1‐1: General Rules and rules for buildings.