Dramaturgia
1
2014-2015
02020745
Artes
Português
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Esta unidade curricular pode ser frequentada por alunos provenientes de diversos cursos. Recomenda-se, contudo, conhecimentos prévios nas áreas dos estudos teatrais, estudos literários e/ou estudos artísticos em geral.
Métodos de Ensino
O método de ensino e aprendizagem nesta disciplina prevê o cruzamento complementar entre uma componente teórica, leccionada em aulas de expositivas e de comentário textual, com uma componente aplicada, essencialmente constituída pelo visionamento crítico de espectáculos em suporte audiovisual (VHS e DVD), bem como a assistência ao vivo a espectáculos de artes performativas (teatro, performance e dança).
Resultados de Aprendizagem
A UC tem como principal objectivo apresentar aos alunos uma síntese da dramaturgia contemporânea. Partindo e explorando os sentidos da “crise do drama” (Peter Szondi), o programa integra uma reflexão alargada sobre as transformações que a dramaturgia sofreu no decorrer do século XX e inícios de XXI, em diálogo direto com escolas de encenação, práticas criativas e regimes de escrita para teatro que entretanto se afirmaram de modo decisivo na cena ocidental.
As competências a desenvolver são as seguintes:
1) Descrever e analisar a produção teórico-crítica sobre teatro contemporâneo;
2) Relacionar a teoria com as demais obras dramáticas estudadas;
3) Reconhecer os contextos nos quais emergem os textos teatrais contemporâneos;
4) Dominar os sentidos plurais do conceito de “dramaturgia” na criação moderna e contemporânea, na sua relação cruzada com o texto para teatro, a escrita colaborativa, a adaptação, a dramaturgia do espectáculo e a dramaturgia institucional.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. CONCEITOS
1. O que é um texto?
2. O que é dramaturgia?
3. O que é o contemporâneo?
4. A dificuldade do contemporâneo: repertório e cânone
II. ESCRITA EM DEVIR
1. A crise do drama
2. A escrita e a produção de sentido: o espaço cénico como literatura aplicada
3. O drama mutante e devir rapsódico
4. Escrever no território do teatro e da dança: gramática imagética e gramática literária.
III. DRAMATURGIAS DO TEXTO E DA CENA
1. Corpo, presença e interpretação: performance-teatro; performance-dança; dança-teatro.
2. Autor, voz e autobiografia.
3. Narrativa, fábula e teatro discursivo.
4. Temas e dispositivos.
5. Desconstrução e meta-teatralidade.
6. Texto, tecnologia e os novos media.
Docente(s) responsável(eis)
Micael Grilo de Oliveira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Aplica-se a este seminário a modalidade de avaliação contínua, incluindo as seguintes componentes: - Assiduidade e participação nas aulas [30%] - Teste escrito [30%] - Trabalho final [40%]: 100.0%
Bibliografia
ARTAUD, A. (2006), O teatro e o seu duplo. São Paulo: Martins Fontes.
AGAMBEN, G. (2009), O que é o contemporâneo? e outros Ensaios Chapecó: Argos.
BLOOM, H. (1997), O Cânone Ocidental. Temas e Debates: Lisboa.
DANAN, J. (2010), O que é a dramamturgia? Évora, Licorne.
DERRIDA, J. (1967), L’écriture et la différence. Paris: Éditions du Seuil.
LEHMANN, H-T. (2002), Le Théâtre postdramatique. Paris: L’Arche.
RYNGAERT, J-P. e SERMON, J. (2006), Le personnage Théâtral contemporain: décomposition, recomposition. Paris: éditions théâtrales.
SARRAZAC, J-P. (2002), O Futuro do Drama. Porto: Campo das Letras.
SARRAZAC, J-P., NAUGRETTE, C. (2007), La Réinvention du Drame (Sous l’Influence de la Scène). Louvain-la-Neuve: Centre Études Théâtrales.
SCHECHNER, R. (2002), Performance Studies: An Introduction. London & New York: Routledge.
SZONDI, P. (2005), Théorie du Drame Moderne. Paris: Circé.
TACKELS, B. (2007), Rodrigo Garcia – Écrivains de plateau. Besançon: Les solitaires intempestifs.