Dramaturgia

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
02020745
Área Científica
Artes
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Esta unidade curricular pode ser frequentada por alunos provenientes de diversos cursos. Recomenda-se, contudo, conhecimentos prévios nas áreas dos estudos teatrais, estudos literários e/ou estudos artísticos em geral.

Métodos de Ensino

O método de ensino e aprendizagem nesta disciplina prevê o cruzamento complementar entre uma componente teórica, leccionada em aulas de expositivas e de comentário textual, com uma componente aplicada, essencialmente constituída pelo visionamento crítico de espectáculos em suporte audiovisual (VHS e DVD), bem como a assistência ao vivo a espectáculos de artes performativas (teatro, performance e dança).

Resultados de Aprendizagem

A UC tem como principal objectivo apresentar aos alunos uma síntese da dramaturgia contemporânea. Partindo e explorando os sentidos da “crise do drama” (Peter Szondi), o programa integra uma reflexão alargada sobre as transformações que a dramaturgia sofreu no decorrer do século XX e inícios de XXI, em diálogo direto com escolas de encenação, práticas criativas e regimes de escrita para teatro que entretanto se afirmaram de modo decisivo na cena ocidental.

As competências a desenvolver são as seguintes:

1) Descrever e analisar a produção teórico-crítica sobre teatro contemporâneo;

2) Relacionar a teoria com as demais obras dramáticas estudadas;

3) Reconhecer os contextos nos quais emergem os textos teatrais contemporâneos;

4) Dominar os sentidos plurais do conceito de “dramaturgia” na criação moderna e contemporânea, na sua relação cruzada com o texto para teatro, a escrita colaborativa, a adaptação, a dramaturgia do espectáculo e a dramaturgia institucional.

Estágio(s)

Não

Programa

I. CONCEITOS

1. O que é um texto?

2. O que é dramaturgia?

3. O que é o contemporâneo?

4. A dificuldade do contemporâneo: repertório e cânone

II. ESCRITA EM DEVIR

1. A crise do drama

2. A escrita e a produção de sentido: o espaço cénico como literatura aplicada

3. O drama mutante e devir rapsódico

4. Escrever no território do teatro e da dança: gramática imagética e gramática literária.

III. DRAMATURGIAS DO TEXTO E DA CENA

1. Corpo, presença e interpretação: performance-teatro; performance-dança; dança-teatro.

2. Autor, voz e autobiografia.

3. Narrativa, fábula e teatro discursivo.

4. Temas e dispositivos.

5. Desconstrução e meta-teatralidade.


6. Texto, tecnologia e os novos media.

Docente(s) responsável(eis)

Micael Grilo de Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Aplica-se a este seminário a modalidade de avaliação contínua, incluindo as seguintes componentes: - Assiduidade e participação nas aulas [30%] - Teste escrito [30%] - Trabalho final [40%]: 100.0%

Bibliografia

ARTAUD, A. (2006), O teatro e o seu duplo. São Paulo: Martins Fontes.

AGAMBEN, G. (2009), O que é o contemporâneo? e outros Ensaios Chapecó: Argos.

BLOOM, H. (1997), O Cânone Ocidental. Temas e Debates: Lisboa.

DANAN, J. (2010), O que é a dramamturgia? Évora, Licorne.

DERRIDA, J. (1967), L’écriture et la différence. Paris: Éditions du Seuil.

LEHMANN, H-T. (2002), Le Théâtre postdramatique. Paris: L’Arche.

RYNGAERT, J-P. e SERMON, J. (2006), Le personnage Théâtral contemporain: décomposition, recomposition. Paris: éditions théâtrales.

SARRAZAC, J-P. (2002), O Futuro do Drama. Porto: Campo das Letras.

SARRAZAC, J-P., NAUGRETTE, C. (2007), La Réinvention du Drame (Sous l’Influence de la Scène). Louvain-la-Neuve: Centre Études Théâtrales.

SCHECHNER, R. (2002), Performance Studies: An Introduction. London & New York: Routledge.

SZONDI, P. 
(2005), Théorie du Drame Moderne. Paris: Circé.

TACKELS, B. (2007), Rodrigo Garcia – Écrivains de plateau. Besançon: Les solitaires intempestifs.