Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Ano
1
Ano lectivo
2013-2014
Código
02020728
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sem pré-requisitos

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino tem duas partes uma primeira de exposição ou de debate e uma segunda de exploração de ambientes virtuais ou de ferramentas.

Resultados de Aprendizagem

Esta uc incide sobre ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) a criação e dinamização de comunidades de aprendizagem online.Caracterizam-se plataformas de gestão de aprendizagem,como Blackboard,Moodle e TelEduc de apoio ao ensino presencial, blended-learning e a distância.Aborda-se o papel do professor e dos alunos online. Caracterizam-se os ambientes virtuais de aprendizagem em 3D,como o Second Life,e as exigências dos seus cenários, dos avatares e das atividades na sensação de imersão.Apresentam-se as gerações de ensino a distância,os modelos de EaD, e as fases de aprendizagem online. Por fim, introduzem-se ferramentas para elaboração de conteúdos.Os alunos desenvolvem as seguintes competências:distinguem os conceitos de EaD,b-learning,AVA,LMS e metaversos.Identificam características das plataformas de gestão de aprendizagem e da imersão em ambientes virtuais 3D.Discriminam as gerações de ensino a distância,os modelos de EaD,e as fases de aprendizagem online. Criam conteúdos.

Estágio(s)

Não

Programa

  1. Ambientes Virtuais de Aprendizagem

1.1.   Conceito

1.2.   Comunidades de Aprendizagem Online

  1. Plataformas de Gestão de Aprendizagem

2.1.   Componentes

2.2.   Apoio ao Ensino Presencial e a Distância

2.3.   Papel do Professor e dos Alunos Online

  1. Metaversos: Mundos Virtuais em 3D

3.1.   Second Life

3.2.   Avatares

3.3.   Imersão

  1. Ensino a Distância

4.1. Gerações de Ensino a Distância

4.2. Modelos de Ensino a Distância

4.3. Fases na Aprendizagem Online

4.4. e-Conteúdos

Docente(s) responsável(eis)

Ana Amélia Costa da Conceição Amorim Soares de Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
participação nas atividades das aulas : 10.0%
trabalho em grupo : 45.0%
teste: 45.0%

Bibliografia

Carvalho, A. A. (2008). Os LMS no Apoio ao Ensino Presencial: dos conteúdos às interacções. Revista Portuguesa de Pedagogia, 42(2), 101-122.

Carvalho, A. A., & Gomes, T. (2012). Comunidades de aprendizagem online em contextos formais e não formais. In M. Flores & F. Ilídio (orgs), Currículo e Comunidades de Aprendizagem: Desafios e Perspetivas (pp. 121-147). Santo Tirso: DeFacto.

Heydenrych, J. F., & Prinsloo, P. (2010). Revisiting the five generations of distance education: Quo vadis? Progressio, 32 (1), 5-26.

Paloff, R. M., & Pratt, K. (2002). Construindo comunidades no ciberespaço. Estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed.

Salmon, G. (2011). E-moderating. Routledge.

Schlemmer, E., & Backes, L. (2008). Metaversos: novos espaços para construção do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, v. 24, 519-532.