Ciências, Educação e Cultura
1
2025-2026
03015490
História das Ciências e Educação Científica
Português
Presencial
Semestral
8.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A unidade curricular desenvolve-se em regime de seminários em multilecionação, usando as seguintes metodologias:
- método expositivo, bem como investigação bibliográfica e na Web
- possibilidade de recurso a modelos de blended learning, apoiados numa plataforma tipo Moodle
- promoção e participação em oficinas, conferências e debates
- apresentação oral de trabalhos e apoio contínuo aos estudantes via correio eletrónico
- disponibilização de bibliografia e outros conteúdos através de ambientes on-line
Avaliação: Uma pequena investigação no âmbito de um dos tópicos da unidade curricular, culminará numa sessão pública de apresentação oral e entrega de um texto escrito. É desejável a submissão a revista nacional ou internacional.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade tem como objetivo:
- Relacionar a HoST com a educação científica e cultural
- Desenvolver a compreensão sobre o funcionamento discursivo da ciência
- Contribuir para a educação científica em contextos não-formais
- Refletir sobre a receção do discurso académico científico no público mais amplo
- Compreender as diferenças entre o conhecimento científico e não-científico
- Centrar-se sobre a conservação e organização do património científico material e arquivos documentais.
Os alunos devem:
- Compreender o funcionamento discursivo da ciência em contextos formais / não formais
- Apresentar argumentos / assuntos científicos ao público leigo
- Desenvolver competências no uso de HoST em educação científica
- Ampliar competências orientadas para o património científico e sua preservação
- Desenvolver competências em comunicação oral e escrita
- Avaliar a dinâmica complexa dos fatores epistemológicos e culturais que contribuem para mudanças na ciência
Estágio(s)
NãoPrograma
Arquivos e fontes documentais de História da Ciência
A preservação e divulgação do património científico
O Baú da Física e Química (Instrumentos científicos antigos no ensino e divulgação da Física)
Filosofia e História das Ciências na educação científica
Compreensão e divulgação pública da ciência
A museologia científica
Educação e cultura científica (ambientes formais e não formais)
Funcionamentos discursivos da Ciência na escola e na educação não formal
Docente(s) responsável(eis)
Carlota Isabel Leitão Pires Simões
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação oral e entrega de um texto escrito: 100.0%
Bibliografia
M. Matthews, Science Teaching. The Role of History and Philosophy of Science, Routledge, 1994
A. Nieto-Galan, Los públicos de la ciencia: expertos y profanos através de la historia, Editorial Marcial Pons, 2011
B-Vincent & Blondel (Eds), Science and Spectacle in the European Enlightenment, Ashgate, 2008
C. Celestino Silva (org), Estudos de História e Filosofia das Ciências – Subsídios para aplicação no Ensino, São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2006
Shinn, Whitley, (eds). Expository Science: Forms and Functions of Popularisation, Springer 1985
P. Findlen, Possessing Nature: Museums, Collecting and Scientific Culture in Early Modern Italy, Univ. California Press, 1996
S. Pearce (ed), Exploring science in museums, London: Athlone, 1996
G. Kavanagh (ed), Museum languages: objects & texts, Leicester Univ. Press 1996
J. Eidelman, M. van Praët, La muséologie des sciences et ses publics, P.U.F., 2000
Stone, Molyneaux (eds), The presented past: heritage, museums, & education, Routledge-EH, 1994