Ciências, Educação e Cultura

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
03015490
Área Científica
História das Ciências e Educação Científica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A unidade curricular desenvolve-se em regime de seminários em multilecionação, usando as seguintes metodologias:
- método expositivo, bem como investigação bibliográfica e na Web
- possibilidade de recurso a modelos de blended learning, apoiados numa plataforma tipo Moodle
- promoção e participação em oficinas, conferências e debates
- apresentação oral de trabalhos e apoio contínuo aos estudantes via correio eletrónico
- disponibilização de bibliografia e outros conteúdos através de ambientes on-line

Avaliação: Uma pequena investigação no âmbito de um dos tópicos da unidade curricular, culminará numa sessão pública de apresentação oral e entrega de um texto escrito. É desejável a submissão a revista nacional ou internacional.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade tem como objetivo:

- Relacionar a HoST com a educação científica e cultural

- Desenvolver a compreensão sobre o funcionamento discursivo da ciência

- Contribuir para a educação científica em contextos não-formais

- Refletir sobre a receção do discurso académico científico no público mais amplo

- Compreender as diferenças entre o conhecimento científico e não-científico

- Centrar-se sobre a conservação e organização do património científico material e arquivos documentais.

 

Os alunos devem:

- Compreender o funcionamento discursivo da ciência em contextos formais / não formais

- Apresentar argumentos / assuntos científicos ao público leigo

- Desenvolver competências no uso de HoST em educação científica

- Ampliar competências orientadas para o património científico e sua preservação

- Desenvolver competências em comunicação oral e escrita

- Avaliar a dinâmica complexa dos fatores epistemológicos e culturais que contribuem para mudanças na ciência

Estágio(s)

Não

Programa

Arquivos e fontes documentais de História da Ciência

A preservação e divulgação do património científico

O Baú da Física e Química (Instrumentos científicos antigos no ensino e divulgação da Física)

Filosofia e História das Ciências na educação científica

Compreensão e divulgação pública da ciência

A museologia científica

Educação e cultura científica (ambientes formais e não formais)

Funcionamentos discursivos da Ciência na escola e na educação não formal

Docente(s) responsável(eis)

Carlota Isabel Leitão Pires Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação oral e entrega de um texto escrito: 100.0%

Bibliografia

M. Matthews, Science Teaching. The Role of History and Philosophy of Science, Routledge, 1994

A. Nieto-Galan, Los públicos de la ciencia: expertos y profanos através de la historia, Editorial Marcial Pons, 2011

B-Vincent & Blondel (Eds), Science and Spectacle in the European Enlightenment, Ashgate, 2008

C. Celestino Silva (org), Estudos de História e Filosofia das Ciências – Subsídios para aplicação no Ensino, São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2006

Shinn, Whitley, (eds). Expository Science: Forms and Functions of Popularisation, Springer 1985

P. Findlen, Possessing Nature: Museums, Collecting and Scientific Culture in Early Modern Italy, Univ. California Press, 1996

S. Pearce (ed), Exploring science in museums, London: Athlone, 1996

G. Kavanagh (ed), Museum languages: objects & texts, Leicester Univ. Press 1996

J. Eidelman, M. van Praët, La muséologie des sciences et ses publics, P.U.F., 2000

Stone, Molyneaux (eds), The presented past: heritage, museums, & education, Routledge-EH, 1994