Seminário de Metodologias de Investigação e Projeto de Tese

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
03015462
Área Científica
Direitos Humanos
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
25.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Os mesmos pré-requisitos para ser aceite no programa de doutoramento, incluindo proficiência em inglês.

Métodos de Ensino

Acompanhamento tutorial do trabalho de preparação do projeto de tese. Para se atingirem os objetivos será elaborado um trabalho, com acompanhamento individualizado, e versando as matérias abordadas no seminário, ou seja, um relatório detalhado sobre estado de progresso da tese.

A avaliação desse relatório será feita, em discussão com o/a estudante, por um júri constituído por dois/duas docentes com conhecimento na área para além de um/a dos/as respetivos/as orientadores/as.

Resultados de Aprendizagem

Dotar os/as estudantes dos métodos de investigação necessários ao trabalho que vão desenvolver.

Proporcionar situações em que o/a estudante seja confrontado/a com a apresentação de um trabalho científico.

Proporcionar aos/às estudantes as condições científicas e logísticas para a elaboração dos seus projetos de tese.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta unidade curricular destina-se a proporcionar as condições científicas e logísticas para a realização das teses de doutoramento.

O seminário envolve a participação de vários/as especialistas em métodos de investigação, aprofundando conhecimentos sobre métodos e técnicas de recolha e análise de informação.As sessões são adequadas às necessidades dos/as alunos/as.

Cada estudante é acompanhado/a por um/a docente do programa a quem é atribuída a responsabilidade da orientação. O/a orientador/a e o/a estudante terão encontros tutoriais de acompanhamento, os quais nunca deverão proporcionar menos que 30 horas de contacto durante o ano. Nestes encontros ficará definido o plano de trabalho anual. 

Docente(s) responsável(eis)

Bruno Daniel Gomes Sena Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 20.0%
Projecto: 40.0%
Oral presentation : 40.0%

Bibliografia

Booth, Wayne C.; Colomb, Gregory G.; Williams, Joseph M. (2003), The Craft of Research. Chicago: University of Chicago press

 Della Porta, Donatella; and Michael Keating (2008) (eds.), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. Cambridge University Press.

 Ryan-Flood, Róisin; Gill, Rosalind (2010) (eds.), Secrecy and Silence in the Research Process. Routledge, Chapters. 12, 17, 18.

 Valenzuela-Fuentes, Katia (2018), "Militant ethnography and autonomous politics in Latin America", Qualitative Research, online first, 1-17.