Temas de História das Ciências e Tecnologia

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03015451
Área Científica
História das Ciências e Educação Científica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A unidade curricular desenvolve-se em regime de seminários multitutoriais lecionados por vários especialistas, usando as seguintes metodologias:
- método expositivo, bem como investigação bibliográfica e na Web
- possibilidade de recurso a modelos de blended learning, apoiados numa plataforma tipo Moodle
- promoção e participação em oficinas, conferências e debates
- apresentação oral de trabalhos e apoio contínuo via correio eletrónico
- disponibilização de bibliografia e outros conteúdos através de ambientes on-line

Avaliação: Uma pequena investigação no âmbito de uma das temáticas da unidade curricular culminará numa sessão pública de apresentação oral e entrega por escrito de um texto na forma de artigo de revista. É desejável a submissão a revista nacional ou internacional.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo dar uma visão geral do progresso da ciência e tecnologia nos seus aspetos fundamentais, a sua organização, o relacionamento cultural e institucional, bem como promover reflexões críticas sobre o desenvolvimento científico e sua conexão com o presente.

Os alunos que concluírem com êxito a unidade curricular irão:

- Adquirir uma compreensão efetiva dos aspetos fundamentais relacionados com a história da ciência e da tecnologia (HoST)

- Compreender a dinâmica complexa de fatores epistemológicos e culturais que contribuem para mudanças na ciência.

- Desenvolver competências de investigação.

- Fazer uso adequado de fontes primárias e secundárias

- Adquirir conhecimentos corretos acerca das técnicas de documentação e citação em HoST.

- Adquirir competências de redação, particularmente na capacidade de síntese e discussão de diferentes pontos de vista, bem como na apresentação crítica de argumentos.

Estágio(s)

Não

Programa

Ciência e universidades

As academias e o desenvolvimento científico

A construção disciplinar das ciências: lugares, linguagem e comunicação

Quantificação e precisão

Ciência e Poder

Temas a escolher:

As Ciências Matemáticas

As Ciências Náuticas e os Descobrimentos

A revolução científica

Newton e a filosofia natural

A alquimia e a revolução química

Linguagens da Química

Da Astronomia à Astrofísica

A teoria quântica

A teoria da relatividade

A História Natural

As Ciências da Terra

Da fisiologia à bioquímica

O evolucionismo e a genética

A revolução molecular na biologia

As ciências médicas e farmacêuticas

A revolução industrial

Docente(s) responsável(eis)

Décio Ruivo Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Uma pequena investigação no âmbito de uma das temáticas da unidade curricular culminará numa sessão pública de apresentação oral e entrega por escrito de um texto na forma de artigo de revista: 100.0%

Bibliografia

P. Dear, Revolutionizing the Sciences: European Knowledge and its Ambition, 1500-1700, 2nd ed, Princeton, 2009

Ridder-Symoens, Rüegg (eds) A History of the University in Europe, 3vols, CUP, 2004

D.C. Lindberg (ed), The Cambridge History of Science, CUP, 2003-2009, vols. 4, 5, 6

Schaffer, Roberts, Raj, Delbourgo (eds) The Brokered World–Go-Betweens & Global Intelligence, 1770-1820, Watson P.I.LLC, USA, 2009

M. Daumas, Histoire générale des techniques, Paris: PUF, 1996.

C. Smith, The science of energy: a cultural history of energy physics in Victorian Britain, London: Athlone Press, 1998

H. Kragh, Quantum Generations: A History of Physics in the 20th century, Princeton, NY: PUP, 1999

Olby, Cantor, Christie & Hodge (eds) Companion to the History of Modern Science, London: Routledge, 1996

D. Oldroyd, Thinking about Earth: A History of Ideas in Geology. CUP, 1996

M.S.J. Rudwick, Scenes From Deep Time. Early Pictorial Representations of the Prehistoric World, Chicago-London: UCP, 1992