Temas de História das Ciências e Tecnologia
1
2021-2022
03015451
História das Ciências e Educação Científica
Português
Presencial
Semestral
8.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A unidade curricular desenvolve-se em regime de seminários multitutoriais lecionados por vários especialistas, usando as seguintes metodologias:
- método expositivo, bem como investigação bibliográfica e na Web
- possibilidade de recurso a modelos de blended learning, apoiados numa plataforma tipo Moodle
- promoção e participação em oficinas, conferências e debates
- apresentação oral de trabalhos e apoio contínuo via correio eletrónico
- disponibilização de bibliografia e outros conteúdos através de ambientes on-line
Avaliação: Uma pequena investigação no âmbito de uma das temáticas da unidade curricular culminará numa sessão pública de apresentação oral e entrega por escrito de um texto na forma de artigo de revista. É desejável a submissão a revista nacional ou internacional.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo dar uma visão geral do progresso da ciência e tecnologia nos seus aspetos fundamentais, a sua organização, o relacionamento cultural e institucional, bem como promover reflexões críticas sobre o desenvolvimento científico e sua conexão com o presente.
Os alunos que concluírem com êxito a unidade curricular irão:
- Adquirir uma compreensão efetiva dos aspetos fundamentais relacionados com a história da ciência e da tecnologia (HoST)
- Compreender a dinâmica complexa de fatores epistemológicos e culturais que contribuem para mudanças na ciência.
- Desenvolver competências de investigação.
- Fazer uso adequado de fontes primárias e secundárias
- Adquirir conhecimentos corretos acerca das técnicas de documentação e citação em HoST.
- Adquirir competências de redação, particularmente na capacidade de síntese e discussão de diferentes pontos de vista, bem como na apresentação crítica de argumentos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Ciência e universidades
As academias e o desenvolvimento científico
A construção disciplinar das ciências: lugares, linguagem e comunicação
Quantificação e precisão
Ciência e Poder
Temas a escolher:
As Ciências Matemáticas
As Ciências Náuticas e os Descobrimentos
A revolução científica
Newton e a filosofia natural
A alquimia e a revolução química
Linguagens da Química
Da Astronomia à Astrofísica
A teoria quântica
A teoria da relatividade
A História Natural
As Ciências da Terra
Da fisiologia à bioquímica
O evolucionismo e a genética
A revolução molecular na biologia
As ciências médicas e farmacêuticas
A revolução industrial
Docente(s) responsável(eis)
Décio Ruivo Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
Uma pequena investigação no âmbito de uma das temáticas da unidade curricular culminará numa sessão pública de apresentação oral e entrega por escrito de um texto na forma de artigo de revista: 100.0%
Bibliografia
P. Dear, Revolutionizing the Sciences: European Knowledge and its Ambition, 1500-1700, 2nd ed, Princeton, 2009
Ridder-Symoens, Rüegg (eds) A History of the University in Europe, 3vols, CUP, 2004
D.C. Lindberg (ed), The Cambridge History of Science, CUP, 2003-2009, vols. 4, 5, 6
Schaffer, Roberts, Raj, Delbourgo (eds) The Brokered World–Go-Betweens & Global Intelligence, 1770-1820, Watson P.I.LLC, USA, 2009
M. Daumas, Histoire générale des techniques, Paris: PUF, 1996.
C. Smith, The science of energy: a cultural history of energy physics in Victorian Britain, London: Athlone Press, 1998
H. Kragh, Quantum Generations: A History of Physics in the 20th century, Princeton, NY: PUP, 1999
Olby, Cantor, Christie & Hodge (eds) Companion to the History of Modern Science, London: Routledge, 1996
D. Oldroyd, Thinking about Earth: A History of Ideas in Geology. CUP, 1996
M.S.J. Rudwick, Scenes From Deep Time. Early Pictorial Representations of the Prehistoric World, Chicago-London: UCP, 1992