Temas de História das Ciências e Tecnologia

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
03015451
Área Científica
História das Ciências e Educação Científica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A unidade curricular desenvolve-se em regime de seminários multitutoriais lecionados por vários especialistas, usando as seguintes metodologias:
- método expositivo, bem como investigação bibliográfica e na Web
- possibilidade de recurso a modelos de blended learning, apoiados numa plataforma tipo Moodle
- promoção e participação em oficinas, conferências e debates
- apresentação oral de trabalhos e apoio contínuo via correio eletrónico
- disponibilização de bibliografia e outros conteúdos através de ambientes on-line

Avaliação: Uma pequena investigação no âmbito de uma das temáticas da unidade curricular culminará numa sessão pública de apresentação oral e entrega por escrito de um texto na forma de artigo de revista. É desejável a submissão a revista nacional ou internacional.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo dar uma visão geral do progresso da ciência e tecnologia nos seus aspetos fundamentais, a sua organização, o relacionamento cultural e institucional, bem como promover reflexões críticas sobre o desenvolvimento científico e sua conexão com o presente.

Os alunos que concluírem com êxito a unidade curricular irão:

- Adquirir uma compreensão efetiva dos aspetos fundamentais relacionados com a história da ciência e da tecnologia (HoST)

- Compreender a dinâmica complexa de fatores epistemológicos e culturais que contribuem para mudanças na ciência.

- Desenvolver competências de investigação.

- Fazer uso adequado de fontes primárias e secundárias

- Adquirir conhecimentos corretos acerca das técnicas de documentação e citação em HoST.

- Adquirir competências de redação, particularmente na capacidade de síntese e discussão de diferentes pontos de vista, bem como na apresentação crítica de argumentos.

Estágio(s)

Não

Programa

Ciência e universidades

As academias e o desenvolvimento científico

A construção disciplinar das ciências: lugares, linguagem e comunicação

Quantificação e precisão

Ciência e Poder

Temas a escolher:

As Ciências Matemáticas

As Ciências Náuticas e os Descobrimentos

A revolução científica

Newton e a filosofia natural

A alquimia e a revolução química

Linguagens da Química

Da Astronomia à Astrofísica

A teoria quântica

A teoria da relatividade

A História Natural

As Ciências da Terra

Da fisiologia à bioquímica

O evolucionismo e a genética

A revolução molecular na biologia

As ciências médicas e farmacêuticas

A revolução industrial

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Manuel Baptista Fiolhais

Métodos de Avaliação

Avaliação
Uma pequena investigação no âmbito de uma das temáticas da unidade curricular culminará numa sessão pública de apresentação oral e entrega por escrito de um texto na forma de artigo de revista: 100.0%

Bibliografia

P. Dear, Revolutionizing the Sciences: European Knowledge and its Ambition, 1500-1700, 2nd ed, Princeton, 2009

Ridder-Symoens, Rüegg (eds) A History of the University in Europe, 3vols, CUP, 2004

D.C. Lindberg (ed), The Cambridge History of Science, CUP, 2003-2009, vols. 4, 5, 6

Schaffer, Roberts, Raj, Delbourgo (eds) The Brokered World–Go-Betweens & Global Intelligence, 1770-1820, Watson P.I.LLC, USA, 2009

M. Daumas, Histoire générale des techniques, Paris: PUF, 1996.

C. Smith, The science of energy: a cultural history of energy physics in Victorian Britain, London: Athlone Press, 1998

H. Kragh, Quantum Generations: A History of Physics in the 20th century, Princeton, NY: PUP, 1999

Olby, Cantor, Christie & Hodge (eds) Companion to the History of Modern Science, London: Routledge, 1996

D. Oldroyd, Thinking about Earth: A History of Ideas in Geology. CUP, 1996

M.S.J. Rudwick, Scenes From Deep Time. Early Pictorial Representations of the Prehistoric World, Chicago-London: UCP, 1992