Direitos Humanos, Desigualdades, Discriminação e Transformação Social
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2021-2022
03015438
Direitos Humanos
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Os mesmos pré-requisitos para ser aceite no programa de doutoramento, incluindo proficiência em inglês.
Métodos de Ensino
Metodologias:
-combinação de métodos expositivos, audiovisuais e análise crítica horizontal.
-oficinas, conferências, debates
-apoio presencial semanal e por e-mail
-disponibilização de recursos on-line.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que os/as estudantes que completem com sucesso este seminário
Identifiquem os princip conceitos e instrument teóricos fundament para lidar com a discriminação
Entendam a dinâmica complexa de process de exclusão e discriminação
Compreend os impactos da alterização"othering",bem como as suas implicações em relação à violência nas sociedad contemporâneas
Sejam capazes de anali criticamente fatores cult,polít e sociais que contribuem para a transformação social
Desenvol competências teóricas e de investig úteis para prosseguirem a investig nestes tópicos
Adquiram competências de escrita de trabalhos, particularmente a capacidade de sintetizar e discutir diferentes pontos de vista,bem como apresent novos argumentos de forma crítica
Estágio(s)
NãoPrograma
Movimentos sociais contra a discriminação I - o movimento de mulheres;
Violência de género, feminismo e direitos humano;
Movimentos sociais contra a discriminação II - o movimento das pessoas com deficiência;
Deficiência e direitos humanos;
Movimentos sociais contra a discriminação III - o movimento LGBT;
Transsexualidades, corporalidade e reconhecimento;
Saúde como um direito humano fundamental: biomedicina, paciente e respostas políticas;
Direitos humanos, espaço público e a cidade;
Crimes de ódio e vulnerabilidade;
Acesso à informação como um direito fundamental do ser humano - o papel dos meios de comunicação
Racismo, migração e direitos humanos
Direitos dos povos indígenas e justiça transicional.
Docente(s) responsável(eis)
Silvia Rodriguez Maeso
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 20.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Apresentação oral: 40.0%
Bibliografia
Ahmed, Sara 2017. “Fragile Connections”, Living a Feminist Life. Pp. 161-186
Giametta, C 2017. The Sexual Politics of Asylum. Chapters 3 and 7.
Molden, Berthold 2016 .“Resistant pasts versus mnemonic hegemony: On the power relations of collective memory” Memory Studies Vol. 9(2) 125–142.
Roulstone, A (org.). 2012. Disability, Hate Crime and Violence. Routledge.
Santos, A.C. 2012. Social Movements and Sexual Citizenship in Southern Europe. Basingstoke: Palgrave.