Direitos Humanos, Diversidade Intercultural e Representação
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2019-2020
03015427
Direitos Humanos
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Os mesmos pré-requisitos para ser aceite no programa de doutoramento, incluindo proficiência em inglês.
Métodos de Ensino
-Apresentação de linhas de fractura na defesa dos direitos humanos no mundo
-Análise dos direitos humanos a partir de diferentes contextos culturais
-Debate a partir de bibliografia que incida sobre estudos de caso de tensões entre valores culturais e direitos humanos.
Resultados de Aprendizagem
Os/as alunos/as que concluam com êxito o estudo deste seminário deverão:
-ter um conhecimento profundo sobre a inter-relação entre direitos humanos e cultura;
-ser detentores de argumentos a favor e contra o relativismo cultural e o universalismo dos direitos humanos; -compreender a forma como os direitos humanos são representados, influenciados e ignorados em diversos contextos culturais;
-ser capazes de identificar a compatibilidade entre direitos humanos e práticas culturais em diferentes contextos e recomendar os ajustes necessários nos casos de incompatibilidade.
-adquirir as competências necessárias para a aplicação contextualizada dos valores da dignidade da pessoa humana a fim de solucionar problemas da sociedade;
-desenvolver competências de investigação e escrita de ensaios que envolvam uma análise crítica dos diferentes pontos de vista e apresentação de novos argumentos.
Estágio(s)
NãoPrograma
A Unidade Curricular inclui sessões sobre os seguintes tópicos:
Direitos humanos, relativismo cultural e universalismo
Direitos humanos e interculturalidade
Direitos Humanos e Epistemologias do Sul
Religião, secularismo e direitos humanos
Imperialismo cultural e direitos humanos
Direitos humanos, os meios de comunicação e a construção de culturas
Direitos humanos e filmes/cinema
Memória, representação e direitos humanos Direitos humanos e mudança cultural.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Paula Guttierrez Meneses
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 20.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Apresentação oral: 40.0%
Bibliografia
António Sousa Ribeiro (2004), “Translation as a Metaphor for Our Times. Postcolonialism, Borders and Identities”, Portuguese Studies, 20, 186-94.
Barreto, Jose-Manuel (2014), “Epistemologies of the South and Human Rights: Santos and the Quest for Global and Cognitive Justice”, Indiana Journal of Global Legal Studies, 21 (2), 395-422.
Mbembe, Achille (2003), "Necropolitics", Public Culture, 15(1), 11-40.
Quataert, Jean H. 2009. Advocating Dignity: Human Rights Mobilizations in Global Politics. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, pp. 1–13.
Santos, Boaventura de Sousa (2017), “The Resilience of Abyssal Exclusions in Our Societies: Toward a post-abyssal law”, Tilburg Law Review, 22, 237-258.