Discurso e práticas científicas
1
2021-2022
03015416
História das Ciências e Educação Científica
Português
Presencial
Semestral
8.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A unidade curricular desenvolve-se em regime de seminários num sistema de seminários multitutoriais lecionados por vários especialistas, usando as seguintes metodologias:
- método expositivo, bem como autoinvestigação bibliográfica e na Web
- possibilidade de recurso a modelos de blended learning, apoiados numa plataforma tipo Moodle
- promoção e participação em oficinas, conferências e debates
- apresentação oral de trabalhos e apoio continuo aos estudantes via correio eletrónico
- disponibilização de bibliografia e outros conteúdos através de ambientes on-line.
Avaliação: Uma pequena investigação no âmbito de um dos tópicos da unidade curricular culminará numa sessão pública de apresentação oral e entrega de um texto escrito. É desejável a submissão a revista nacional ou internacional.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivos:
- Apresentar uma abordagem abrangente da natureza da ciência e das mudanças no pensamento científico.
- Centrar-se em aspetos fundamentais da dinâmica complexa dos fatores epistemológicos e culturais que contribuem para mudanças na ciência.
Os alunos que concluírem com êxito deverão:
- Adquirir uma compreensão efetiva da historiografia da ciência.
- Ter um profundo conhecimento de métodos de análise do desenvolvimento histórico da ciência.
- Compreender a dimensão histórica do conhecimento científico.
- Ser capaz de analisar e criticar argumentos dados por diferentes historiadores.
- Desenvolver competências de investigação na área.
- Adquirir conhecimento correto das técnicas de documentação e citação utilizados na HoST.
- Adquirir competências de escrita de um ensaio, especialmente relativas à capacidade de sintetizar e discutir diferentes pontos de vista, bem como apresentar novos argumentos.
Estágio(s)
NãoPrograma
A historiografia das ciências
Discursos e métodos científicos
A oficina da natureza: Para além das paredes do laboratório
Instrumentos e objetos na construção do conhecimento científico
Imagética e representação em ciência
Amadores e profissionais: A era da pré-profissionalização, categorização, colecionismo, academismo
As coleções populares de ciência
Docente(s) responsável(eis)
Carlota Isabel Leitão Pires Simões
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação oral e entrega de um texto escrito: 100.0%
Bibliografia
Golinski, Making natural knowledge, CUP, 1998
Vincent, Belmar et Sánchez, L’émergence d’une science des manuels, Paris: EAC, 2003
Stebbins, Amateurs, Professionals, and Serious Leisure, McGill-Queen’s Univ. Press, 1992
Niaz, Critical Appraisal of Physical Science as a Human Enterprise–Dynamics of Scientific Progress, Springer, 2009
Knight, The Nature of Science, A. Deutsch, 1976
Olby (eds) Companion to the History of Modern Science, Routledge, 1996
Buchwald, Scientific Practice. Theories & Stories of Doing Physics. UCP, 1995
Kragh, Introdução à Historiografia da Ciência. Porto Edª, 2003
Olesko, Physics as a Calling: Discipline & Practice in the Konigsburg Seminar for Physics. Cornell HoS Series, 1991
Machamer (eds) Scientific Controversies. Philosophical and Historical Perspetives, OUP, 2000
Dear, Discipline and Experience. UCP, 1995
Shapin & Schaffer, Leviathan & the Air-Pump. Princeton,1985
Grattan-Guinness, Companion Encyclopedia of the History & Philosophy of the Mathematical Sciences, 2 v, JHU Press, 2003