Discurso e práticas científicas

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03015416
Área Científica
História das Ciências e Educação Científica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A unidade curricular desenvolve-se em regime de seminários num sistema de seminários multitutoriais lecionados por vários especialistas, usando as seguintes metodologias:
- método expositivo, bem como autoinvestigação bibliográfica e na Web
- possibilidade de recurso a modelos de blended learning, apoiados numa plataforma tipo Moodle
- promoção e participação em oficinas, conferências e debates
- apresentação oral de trabalhos e apoio continuo aos estudantes via correio eletrónico
- disponibilização de bibliografia e outros conteúdos através de ambientes on-line.

Avaliação: Uma pequena investigação no âmbito de um dos tópicos da unidade curricular culminará numa sessão pública de apresentação oral e entrega de um texto escrito. É desejável a submissão a revista nacional ou internacional.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivos:

- Apresentar uma abordagem abrangente da natureza da ciência e das mudanças no pensamento científico.

- Centrar-se em aspetos fundamentais da dinâmica complexa dos fatores epistemológicos e culturais que contribuem para mudanças na ciência.

Os alunos que concluírem com êxito deverão:

- Adquirir uma compreensão efetiva da historiografia da ciência.

- Ter um profundo conhecimento de métodos de análise do desenvolvimento histórico da ciência.

- Compreender a dimensão histórica do conhecimento científico.

- Ser capaz de analisar e criticar argumentos dados por diferentes historiadores.

- Desenvolver competências de investigação na área.

- Adquirir conhecimento correto das técnicas de documentação e citação utilizados na HoST.

- Adquirir competências de escrita de um ensaio, especialmente relativas à capacidade de sintetizar e discutir diferentes pontos de vista, bem como apresentar novos argumentos.

Estágio(s)

Não

Programa

A historiografia das ciências

Discursos e métodos científicos

A oficina da natureza: Para além das paredes do laboratório

Instrumentos e objetos na construção do conhecimento científico

Imagética e representação em ciência

Amadores e profissionais: A era da pré-profissionalização, categorização, colecionismo, academismo

As coleções populares de ciência

Docente(s) responsável(eis)

Carlota Isabel Leitão Pires Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação oral e entrega de um texto escrito: 100.0%

Bibliografia

Golinski, Making natural knowledge, CUP, 1998

Vincent, Belmar et Sánchez, L’émergence d’une science des manuels, Paris: EAC, 2003

Stebbins, Amateurs, Professionals, and Serious Leisure, McGill-Queen’s Univ. Press, 1992

Niaz, Critical Appraisal of Physical Science as a Human Enterprise–Dynamics of Scientific Progress, Springer, 2009

Knight, The Nature of Science, A. Deutsch, 1976

Olby (eds) Companion to the History of Modern Science, Routledge, 1996

Buchwald, Scientific Practice. Theories & Stories of Doing Physics. UCP, 1995

Kragh, Introdução à Historiografia da Ciência. Porto Edª, 2003

Olesko, Physics as a Calling: Discipline & Practice in the Konigsburg Seminar for Physics. Cornell HoS Series, 1991

Machamer (eds) Scientific Controversies. Philosophical and Historical Perspetives, OUP, 2000

Dear, Discipline and Experience. UCP, 1995

Shapin & Schaffer, Leviathan & the Air-Pump. Princeton,1985

Grattan-Guinness, Companion Encyclopedia of the History & Philosophy of the Mathematical Sciences, 2 v, JHU Press, 2003