História dos Direitos Humanos e a Divisão Norte/Sul
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2021-2022
03015383
Direitos Humanos
Inglês
B-learning
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Os mesmos pré-requisitos para ser aceite no programa de doutoramento, incluindo proficiência em inglês.
Métodos de Ensino
Seminários combinando exposição teórica e análise baseada em estudos de caso
Apresentação oral e feedback por parte de pares e tutor/a
Feedback e orientação contínuos via e-mail e horário de atendimento
Discussão dos temas de paper
Avaliação:
Trabalho escrito (até 35 000 carateres) num tópico acordado com coordenação da UC. Com base no trabalho, o aluno deverá fazer uma apresentação oral, que permitirá debate e feedback por parte do grupo e tutor/a.A avaliação tripartida: apresentação oral (40%), trabalho escrito (40%) e participação nas sessões (20%).
Resultados de Aprendizagem
Os/as alunos/as que completarem com sucesso esta unidade curricular irão:
-Adquirir um conhecimento profundo sobre a história e origens dos direitos humanos
-Dominar concepções epistemológicas e culturais e a compreensão dos direitos humanos em diversos contextos;
-Desenvolver entendimentos interculturais e contextualizados da história dos direitos humanos;
-Compreender a complexa dinâmica de factores que contribuem para o desenvolvimento dos direitos humanos em diferentes partes do mundo;
- Compreender os debates sobre violência, memória, direitos humanos, (in)visibilidades e responsabilidade pública diante de passados difíceis nas sociedades contemporâneas;
- Analisar as dinâmicas entre políticas da memória, políticas do silêncio e cidadania;
-Ser capazes de entender o carácter situado da produção e disseminação de conhecimento em direitos humanos;
-Reconhecer o papel dos direitos humanos nas relações inter-regionais a partir de uma perspectiva histórica.
Estágio(s)
NãoPrograma
Origens culturais e históricas dos direitos humanos
Direitos Humanos e a divisão Norte-Sul
Políticas da Memória, Políticas do Silêncio e Cidadania
Violência, memória e poder
Colonialismo, (anti-)racismo e direitos humanos.
Docente(s) responsável(eis)
Miguel Gonçalo Cardina Codinha
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 20.0%
Apresentação oral : 40.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Bibliografia
Draper, Susana (2015), “Against depolitization: Prison-museums, escape memories, and the place of rights”. Memory Studies, 8(1), 62–74.
Fanon, Frantz (2004), “On Violence”, The wretched of the earth. New York: Grove
Press, 1-96.
Hunt, Lynn (2007), Inventing human rights: a history. New York: W.W. Norton & Co.
Moyn, Samuel (2010), The last utopia: human rights in history. Cambridge, Mass.: Belknap Press of Harvard University Press.
Moses, A., Duranti, M., Burke, R. (2020), Decolonization, Self-Determination, and the Rise of Global Human Rights Politics. Cambridge: Cambridge University Press.
Santos, Boaventura de Sousa; Martins, Bruno Sena (2020), "Introduction", in Boaventura de Sousa Santos; Bruno Sena Martins (orgs.), The Pluriverse of Human Rights: The Diversity of Struggles for Dignity London: Routledge.