História dos Direitos Humanos e a Divisão Norte/Sul

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03015383
Área Científica
Direitos Humanos
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Os mesmos pré-requisitos para ser aceite no programa de doutoramento, incluindo proficiência em inglês.

Métodos de Ensino

Seminários combinando exposição teórica e análise baseada em estudos de caso

Apresentação oral e feedback por parte de pares e tutor/a

Feedback e orientação contínuos via e-mail e horário de atendimento

Discussão dos temas de paper

Avaliação:

Trabalho escrito (até 35 000 carateres) num tópico acordado com coordenação da UC. Com base no trabalho, o aluno deverá fazer uma apresentação oral, que permitirá debate e feedback por parte do grupo e tutor/a.A avaliação tripartida: apresentação oral (40%), trabalho escrito (40%) e participação nas sessões (20%).

Resultados de Aprendizagem

Os/as alunos/as que completarem com sucesso esta unidade curricular irão:

-Adquirir um conhecimento profundo sobre a história e origens dos direitos humanos

-Dominar concepções epistemológicas e culturais e a compreensão dos direitos humanos em diversos contextos;

-Desenvolver entendimentos interculturais e contextualizados da história dos direitos humanos;

-Compreender a complexa dinâmica de factores que contribuem para o desenvolvimento dos direitos humanos em diferentes partes do mundo;

- Compreender os debates sobre violência, memória, direitos humanos, (in)visibilidades e responsabilidade pública diante de passados difíceis nas sociedades contemporâneas;

- Analisar as dinâmicas entre políticas da memória, políticas do silêncio e cidadania;

-Ser capazes de entender o carácter situado da produção e disseminação de conhecimento em direitos humanos;

-Reconhecer o papel dos direitos humanos nas relações inter-regionais a partir de uma perspectiva histórica.

Estágio(s)

Não

Programa

Origens culturais e históricas dos direitos humanos

Direitos Humanos e a divisão Norte-Sul

Políticas da Memória, Políticas do Silêncio e Cidadania

Violência, memória e poder

Colonialismo, (anti-)racismo e direitos humanos.

Docente(s) responsável(eis)

Miguel Gonçalo Cardina Codinha

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 20.0%
Apresentação oral : 40.0%
Trabalho de investigação: 40.0%

Bibliografia

Draper, Susana (2015), “Against depolitization: Prison-museums, escape memories, and the place of rights”. Memory Studies, 8(1), 62–74.

Fanon, Frantz (2004), “On Violence”, The wretched of the earth. New York: Grove

Press, 1-96.

Hunt, Lynn (2007), Inventing human rights: a history. New York: W.W. Norton & Co.

Moyn, Samuel (2010), The last utopia: human rights in history. Cambridge, Mass.: Belknap Press of Harvard University Press.

Moses, A., Duranti, M., Burke, R. (2020), Decolonization, Self-Determination, and the Rise of Global Human Rights Politics. Cambridge: Cambridge University Press.

Santos, Boaventura de Sousa; Martins, Bruno Sena (2020), "Introduction", in Boaventura de Sousa Santos; Bruno Sena Martins (orgs.), The Pluriverse of Human Rights: The Diversity of Struggles for Dignity London: Routledge.