História dos Direitos Humanos e a Divisão Norte/Sul

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03015383
Área Científica
Direitos Humanos
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Os mesmos pré-requisitos para ser aceite no programa de doutoramento, incluindo proficiência em inglês.

Métodos de Ensino

Seminários combinando exposição teórica e análise baseada em estudos de caso

Apresentação oral e feedback por parte de pares e tutor/a

Feedback e orientação contínuos via e-mail e horário de atendimento

Discussão dos temas de paper.

Resultados de Aprendizagem

Os/as alunos/as que completarem com sucesso esta unidade curricular irão

Adquirir um conhecimento profundo sobre a história e origens dos direitos humanos

Dominar concepções epistemológicas e culturais e a compreensão dos direitos humanos em diversos contextos;Desenvolv entendimentos interculturais e contextualizados da história dos DH

Compreender a complexa dinâmica de factores que contribuem para o desenvolvimento dos direitos humanos em diferentes partes do mundo;

Ser capazes de entender o carácter situado da produção e disseminação de conhecimento em DH

Reconhecer o papel dos DH nas relações inter-regionais a partir de uma perspectiva histórica

Ser capazes de analisar criticamente posições intelectuais e o seu desenvolvimento

Desenvolver capacidades de investigação, incluindo competência em redação de ensaios e capacidade de sintetizar e discutir diferentes pontos de vista, bem como apresentar novos argumentos criticamente

Estágio(s)

Não

Programa

Genealogias dos direitos humanos na Europa, África, Américas e Ásia

As origens culturais dos direitos humanos

Modernidade, identidade e direitos humanos

Colonialismo e direitos humanos

Cosmopolitismo e direitos humanos

Os direitos humanos nas relações Norte-Sul , Norte-Norte e Sul-Sul Tradução Intercultural dos direitos humanos Direitos humanos e epistemologias do Sul.

Docente(s) responsável(eis)

Bruno Daniel Gomes Sena Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 20.0%
Apresentação oral: 40.0%
Trabalho de investigação: 40.0%

Bibliografia

Santos, Boaventura de Sousa (2015), If God were a human rights activist. Stanford: Stanford University Press.

Falk, Richard A. (2000), “A Half-Century of Human Rights”, Human rights horizons: the pursuit of justice in a globalizing world. New York: Routledge, 37-56.

Moyn, Samuel (2010), The last utopia: human rights in history. Cambridge, Mass.: Belknap Press of Harvard University Press, 11-43.

Hunt, Lynn (2007), Inventing human rights: a history. New York: W.W. Norton & Co

Jensen, Steven (2016), The Making of International Human Rights: the 1960s, Decolonization and the Reconstruction of Global Values. New York: Cambridge University Press.