Desempenho Organizacional
1
2022-2023
03015372
Métodos de Apoio à Decisão / Sistemas de Informação
Português
Presencial
TRIMESTRAL
5.0
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Será efetuada, pelo docente a exposição das diversas abordagens utilizadas na medição e gestão do desempenho organizacional.
Os alunos deverão desenvolver um ensaio escrito individual, devidamente fundamentado numa pesquisa bibliográfica em revistas internacionais com arbitragem anónima. Este ensaio deverá ser apresentado e discutido em aula, no final do trimestre.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo apresentar uma abordagem estratégica ao desempenho organizacional. Neste contexto, serão apresentadas tendências, obstáculos e soluções para a gestão do desempenho organizacional.
Concluída com sucesso esta unidade curricular, o aluno deverá:
- Perceber as dinâmicas do mercado e a sua influência na utilização dos recursos tangíveis e intangíveis das organizações;
- Compreender o processo de gestão do desempenho organizacional.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A evolução da organização e da sua interação com o meio envolvente
2. O enquadramento estratégico da medição do desempenho
3. O processo de gestão do desempenho organizacional
3.1 Identificação dos objetivos
3.2 Definição de indicadores
3.3 Negociação de metas
3.4 Monitorização do desempenho e avaliação dos resultados
3.5 Iniciativas de melhoria.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Alberto Esteves Ferreira Gomes
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação da disciplina resulta da média ponderada das avaliações do ensaio realizado e da sua apresentação e discussão. : 100.0%
Bibliografia
Beckman, Sara L. e Rosenfield, Donald B. (2008). Operations Strategy: Competing in 21st century, New York: McGraw-Hill.
Gomes, Carlos F. (2005). A medição de performance nas empresas portuguesas: O triângulo da eficácia, Porto: Vida Económica, 2005.
Gomes, Carlos F. e Yasin, Mahmoud M. (2011) A Systematic Benchmarking Perspective on Performance Management of Global Small to Medium-Sized Organizations: An Implementation Based Approach, Benchmarking – An International Journal, 18 (4), 543-562.
Lewicki, Roy, Saunders, David M. e Barry, Bruce (2006) Negotiation 5th ed. New York: McGraw-Hill Irwin,
Slack, Nigel e Lewis, Michael (2008). Operations Strategy, Harlow: Financial Times/Prentice Hall.
Warren, Kim (2008). Strategic Management Dynamics (Cap. 2, pp. 45-117), West Sussex: England
Serão ainda disponibilizados, no Inforestudante, textos de natureza científica e prática que se adaptem às especificidades e interesses dos alunos, no âmbito desta temática.