Questões em Sociologia Política e Democracia

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02020684
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular funcionará em sessões de seminário semanais de três horas. A escolha da modalidade de seminário implica a adoção de métodos de ensino/aprendizagem baseados na pro­atividade, não apenas do/a professor/a, mas também dos/as estudantes. Espera­se que estes/as façam previamente as leituras recomendadas e preparem contribuições para o debate em sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo é fazer com que os/as estudantes adquiram uma perspetiva comparativa e crítica sobre teorias da democracia e a mudança sociopolítica. Procura­se por isso que os/as estudantes problematizem a efetividade dos princípios sociopolíticos subjacentes às democracias modernas aferindo da sua real capacidade para orientar e organizar diferentes esferas da vida social. Nesse sentido, fornecer­lhes­á um leque de ferramentas e teorias da Sociologia adequados à compreensão das questões substantivas emergentes das dinâmicas sociais geradas no quadro das sociedades democráticas.

A diversificação e fragmentação de valores sociais e estilos de vida, em parte resultantes da intensificação dos fluxos migratórios, da emergência de novos movimentos sociais e novas formas de ativismo, mas também do declínio da segurança no emprego, serão alguns dos processos em análise.

Estágio(s)

Não

Programa

O seminário propõe uma introdução às principais correntes teóricas, linhas de investigação e debates que dizem respeito aos seguintes temas:

1. Género e Democracia

2. Democracia, Direitos Humanos e Intervencionnismo: correntes e debates

3. Racismo e Anti­racismo na Europa e em outros contextos

4. Teorias da Democracia em contexto de crise

Docente(s) responsável(eis)

Sara Alexandre Domingues Araújo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

ALLEN, M, “Civil rights and political human rights: contesting human rights failures within the minimally democratic state”, Politics, 29, 1, 2009.

BAUMAN, Z, Living on Borrowed Time, Polity Press, 2010.

CHUN, L “Human Rights and Democracy”, The International Journal of Human Rights, 5, 3, 2001.

GERTZ, G; MAZUR, A, Politics, Gender, and Conceptsy, Cambridge UP, 2008.

HESSE, B, “Im/plausilbe Deniability: Racism's Conceptual Double Bind”, Social Identities 10, 1, 2004.

LENTIN, A., “Europe and the Silence about Race”, European Journal of Social Theory, 11, 2008.

MATIYA, Jarvis (2013) “Can there be a human rights approach to intervention?”, Commonwealth Law Bulletin vol. 39 (1), pp. 105­1.

SOMERS, M R, Genealogies of Citizenship – Markets, Statelessness, and the Right to have rights. Cambridge UP, 1­60, 2008.

VITERNA, J; K M FALLON, “Democratization, Women's Movements, and Gender­Equitable States: A Framework for Comparison”, International Journal of Comparative Sociology, 49:455­477, 2008.