Questões em Sociologia Política e Democracia

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02020684
Área Científica
Sociologia/Economia/Geografia/Ciência Política/Ciências da Terra/Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É conveniente que o/a estudante tenha uma formação em Ciências Sociais e Humanas, ao nível da graduação e seja proficiente na língua inglesa.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular funcionará em sessões de seminário semanais de três horas. A escolha da modalidade de seminário implica a adoção de métodos de ensino/aprendizagem baseados na pro-atividade, não apenas do/a professor/a, mas também dos/as estudantes. Espera-se que estes/as façam previamente as leituras recomendadas e preparem contribuições para o debate em sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo é fazer com que os/as estudantes adquiram uma perspetiva comparativa e crítica sobre teorias da democracia e a mudança sociopolítica. Procura-se por isso que os/as estudantes problematizem a efetividade dos princípios sociopolíticos subjacentes às democracias modernas aferindo da sua real capacidade para orientar e organizar diferentes esferas da vida social. Nesse sentido, fornecer-lhes-á um leque de ferramentas e teorias da Sociologia adequados à compreensão das questões substantivas emergentes das dinâmicas sociais geradas no quadro das sociedades democráticas.

A diversificação e fragmentação de valores sociais e estilos de vida, em parte resultantes da intensificação dos fluxos migratórios, da emergência de novos movimentos sociais e novas formas de ativismo, mas também do declínio da segurança no emprego, serão alguns dos processos em análise.

Estágio(s)

Não

Programa

As 4 grandes questões selecionadas para serem aprofundadas concorrem para a concretização dos objetivos desta unidade curricular na medida em que promovem o recurso a um amplo leque de leituras sobre alguns dos desafios com que se confrontam as democracias contemporâneas, em face dos processos de fragmentação e de declínio da estabilidade das comunidades que vão gerando processos de inclusão/exclusão e alterando as condições de participação no processo político. A abordagem de questões como os direitos humanos, as identidades étnicas, o feminismo de Estado e a crise e desigualdades sociais ajuda a compreender alguns dos principais problemas dos regimes democráticos.

O seminário propõe uma introdução às principais correntes teóricas, linhas de investig. e debates que dizem respeito aos seguintes temas:

1. Democracia e direitos humanos

2. Democracia, Crise e Desigualdades Sociais

3. Racismo e Anti-racismo na Europa e em outros contextos

4. Feminismo de Estado – paradoxos e perspetivas

Docente(s) responsável(eis)

Hermes Augusto Tadeu Moreira da Costa

Métodos de Avaliação

Avaliação
2 Notas de Leitura: 20.0%
Trabalho de síntese: 80.0%

Bibliografia

ALLEN, M, “Civil rights and political human rights: contesting human rights failures within the minimally democratic state”, Politics, 29,1, 2009.

BAUMAN, Z, Living on Borrowed Time, Polity Press, 2010.

CHUN, L “Human Rights and Democracy”, The International Journal of Human Rights, 5,3, 2001.

FERREIRA, V, “The Globalisation of Equality Policies: From Social Reformism to State Reformism”, in The GEP International Conference.

HESSE, B, “Im/plausilbe Deniability: Racism's Conceptual Double Bind”, Social Identities 10,1, 2004.

LENTIN, A., “Europe and the Silence about Race”, European Journal of Social Theory, 11, 2008.

McBRIDE, D; MAZUR, The Politics of State Feminism. Temple UP, 2010.

SOMERS, M R, Genealogies of Citizenship – Markets, Statelessness, and the Right to have rights. Cambridge UP, 1-60, 2008.

VITERNA, J & K M FALLON, “Democratization, Women's Movements, and Gender-Equitable States: A Framework for Comparison”, International Journal of Comparative Sociology, 49:455-477, 2008.