Comunicação e Marketing Farmacêutico

Ano
5
Ano lectivo
2023-2024
Código
02020616
Área Científica
Ciências Farmacêuticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Organização e Gestão; Inglês.

Métodos de Ensino

Apresentação em ppt dos temas e exemplos relevantes que respondem aos objectivos programáticos. Abordagem orientada para o desenvolvimento de competências, para a pesquisa de informação e para a aplicação prática dos temas apresentados. Avaliação de artigos e preparação de casos que determinam uma visitação das matérias para além do que foi apresentado na sala de aula. Estímulo à participação activa dos alunos na sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

Reconhecimento dos principais conceitos e ferramentas de marketing.

É dado destaque aos diferentes passos no planeamento de marketing, à segmentação, posicionamento, escolha de Clientes-alvo, à definição do marketing mix e à especificidade do marketing farmacêutico relativamente a outras indústrias.

Identificação dos pilares estruturantes do mercado farmacêutico, factores de mudança e respostas possíveis, especialmente através da incorporação do marketing no processo de I&D e “market-access”.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Regras de sucesso

2. O que é o marketing?

3. O que é o mercado?

  • Segmento de mercado
  • Nicho de mercado
  • Factores Críticos de Sucesso
  • Vantagem Competitiva

4. Ferramentas de marketing

  • Segmentação
  • Posicionamento

5. Produtos e marcas

6. Cliente

  • Consumidores
  • Stakeholders
  • Valor para o cliente
  • Expectativas do cliente
  • Fidelização do cliente
  • Processo de decisão
  • Desenvolvimento de clientes

7. Processo de marketing

  • Análise externa
  • Análise do mercado
  • Patient flow
  • Análise interna
  • Análise da concorrência
  • SWOT
  • Objectivos de marketing
  • Estratégia de marketing
  • Marketing Mix

8. Dos P’s aos C’s

9. Mercado farmacêutico

  • Caracterização
  • Investimentos em I&D
  • Marketing e vendas
  • Patentes e ciclo de vida
  • Estratégias face à perda de protecção
  • Factores de mudança

10. Que respostas?

  • Fusões e aquisições
  • Gestão do ciclo de vida
  • Gestão I&D e desenvolvimento clínico
  • Preparar acesso ao mercado
  • Inovação, Valor, Benefício e Custo

11. Regras para um responsável de marketing

Docente(s) responsável(eis)

António Augusto Miranda Lemos Romão Donato

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 10.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

Blansett, L. And Colasante, W. (2009), "Pricing, Reimbursement And Market Access Issues In The United States And Europe", In Moss, G.D. (Ed.), Pharmaceutical Marketing: Latest Insights, Challenges, Solutions And Trends, The Biomedical & Life Sciences Collection, Henry Stewart Talks Ltd, London

Blessa, Regina. Merchandising Farma: A Farmácia do Futuro - 2ª Edição -

Félix, Jorge, Et Al. Financiamento Público Dos Medicamentos Em Portugal 2007-2011. Portugal : Exigo, Novembro 2011.

Janice Haigh Market Access – Practical Challenges For The Pharmaceutical Industry 2010 Astellas Pharma Europe

Kotler, Philip e Françoise Simon, A Construção de Biomarcas Globais, Bookman, 2004

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Vasconcellos e Sá, Jorge, Strategy Moves, Prentice Hall, 2005