Comunicação e Marketing Farmacêutico
5
2022-2023
02020616
Ciências Farmacêuticas
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Organização e Gestão; Inglês.
Métodos de Ensino
Apresentação em ppt dos temas e exemplos relevantes que respondem aos objectivos programáticos. Abordagem orientada para o desenvolvimento de competências, para a pesquisa de informação e para a aplicação prática dos temas apresentados. Avaliação de artigos e preparação de casos que determinam uma visitação das matérias para além do que foi apresentado na sala de aula. Estímulo à participação activa dos alunos na sala de aula.
Resultados de Aprendizagem
Reconhecimento dos principais conceitos e ferramentas de marketing.
É dado destaque aos diferentes passos no planeamento de marketing, à segmentação, posicionamento, escolha de Clientes-alvo, à definição do marketing mix e à especificidade do marketing farmacêutico relativamente a outras indústrias.
Identificação dos pilares estruturantes do mercado farmacêutico, factores de mudança e respostas possíveis, especialmente através da incorporação do marketing no processo de I&D e “market-access”.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Regras de sucesso
2. O que é o marketing?
3. O que é o mercado?
- Segmento de mercado
- Nicho de mercado
- Factores Críticos de Sucesso
- Vantagem Competitiva
4. Ferramentas de marketing
- Segmentação
- Posicionamento
5. Produtos e marcas
6. Cliente
- Consumidores
- Stakeholders
- Valor para o cliente
- Expectativas do cliente
- Fidelização do cliente
- Processo de decisão
- Desenvolvimento de clientes
7. Processo de marketing
- Análise externa
- Análise do mercado
- Patient flow
- Análise interna
- Análise da concorrência
- SWOT
- Objectivos de marketing
- Estratégia de marketing
- Marketing Mix
8. Dos P’s aos C’s
9. Mercado farmacêutico
- Caracterização
- Investimentos em I&D
- Marketing e vendas
- Patentes e ciclo de vida
- Estratégias face à perda de protecção
- Factores de mudança
10. Que respostas?
- Fusões e aquisições
- Gestão do ciclo de vida
- Gestão I&D e desenvolvimento clínico
- Preparar acesso ao mercado
- Inovação, Valor, Benefício e Custo
11. Regras para um responsável de marketing
Docente(s) responsável(eis)
António Augusto Miranda Lemos Romão Donato
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 10.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Exame: 70.0%
Bibliografia
Blansett, L. And Colasante, W. (2009), "Pricing, Reimbursement And Market Access Issues In The United States And Europe", In Moss, G.D. (Ed.), Pharmaceutical Marketing: Latest Insights, Challenges, Solutions And Trends, The Biomedical & Life Sciences Collection, Henry Stewart Talks Ltd, London
Blessa, Regina. Merchandising Farma: A Farmácia do Futuro - 2ª Edição -
Félix, Jorge, Et Al. Financiamento Público Dos Medicamentos Em Portugal 2007-2011. Portugal : Exigo, Novembro 2011.
Janice Haigh Market Access – Practical Challenges For The Pharmaceutical Industry 2010 Astellas Pharma Europe
Kotler, Philip e Françoise Simon, A Construção de Biomarcas Globais, Bookman, 2004
Schuiling I and Moss G, How different are branding strategies in the pharmaceutical industry and the fast-moving consumer goods sector?, Brand Management, Vol 11, No 5, pp366-380, 2004
Vasconcellos e Sá, Jorge, Strategy Moves, Prentice Hall, 2005