Toxicologia e Análises Toxicológicas

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02020591
Área Científica
Ciências Físico-Químicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

São necessários conhecimentos adequados nas áreas de Química, Bioquímica, noções básicas de Farmacologia e Imunologia, bem como o conhecimento de diferentes metodologias analíticas adquiridas em disciplinas precedentes no âmbito analítico. 

Métodos de Ensino

A unidade curricular tem uma componente teórica e uma componente laboratorial. Nas aulas teóricas os conteúdos são expostos recorrendo essencialmente a meios visuais. Embora, expositivas, incentiva-se a discussão crítica dos assuntos abordados. Nas aulas laboratoriais são executadas metodologias analíticas visando o isolamento, identificação e quantificação de agentes tóxicos, com ênfase para as amostras biológicas e seu tratamento. Por outro lado, pretende-se ilustrar experimentalmente alguns conceitos gerais de toxicidade.

Resultados de Aprendizagem

Com base nos conhecimentos adquiridos, e a partir da análise estrutural do xenobiótico, os alunos deverão ser capazes de prever e avaliar o potencial risco toxicológico de um agente químico. Terem apreendido os conhecimentos necessários ao desenvolvimento gradual de uma atitude crítica que lhes permita entender e aplicar os conceitos primários adquiridos na ciência da toxicologia. A incidência na toxicologia molecular proporciona o ambiente fundamental para competências relacionadas, entre outras, com avaliação do risco em toxicologia, a implementação de terapias e o projecto de novos fármacos e ainda, o entendimento global e integrado da resposta celular ao stresse. Deverão ser capazes de aplicar as metodologias analíticas aprendidas nas análises toxicológicas, nomeadamente: o isolamento, identificação e quantificação de agentes tóxicos, com ênfase para as amostras biológicas e seu tratamento

Estágio(s)

Não

Programa

Definição e história. Princípios básicos de Toxicologia. Disposição dos Compostos Tóxicos. Respostas Tóxicas a Xenobióticos. Exemplos de toxicidade: Fármacos como Tóxicos; Drogas de Abuso; Metais

Toxicologia Molecular

Toxicidade: um termo que descreve os efeitos adversos resultantes da interacção do tóxico com o alvo

Mecanismos bioquímicos

Interferência com vias bioquímicas e mecanismos homeostáticos:

- Receptores e

- Membranas

- Metabolismo

- Homeostase do Ca2+

- Sinalização celular

Morte celular

Resposta celular ao stresse

Alteração da expressão genética. Hormese

Toxicogenómica

Barbitúricos: Extracção e Purificação, TLC e dosagem espectrofotométrica. Arsénio: Pesquisa e dosagem. Teste de Reinsch. Pesquisa e dosagem: Ácido Cianídrico e Cianetos, Álcool Metílico e Flúor. Modificação em hemeproteínas por oxidantes e redutores fisiológicos com implicações tóxicas: peróxido de hidrogénio, nitrito, ascorbato e polifenóis. Modificação em proteínas. Análise espectral no visível.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Rita Rebelo Ferreira Barbosa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Casarett & Doull's Toxicology: The Basic Science of Poisons, 8ª Ed by Curtis Klaassen, 2013
E. Jungreis, Spot test Analysis, 2ª Ed, J Wiley, N York 1997
Annual Review Pharmacology Toxicology, 28:331-345, 1988
“Free Radical Toxicology", Ed. Kendall Wallace. Taylor & Francis group, 1997
David A.S. Future of Toxicology – a shift in the paradigm: focus on human disease. Chem. Res. Toxicol. (2006), 16, 1121-1124.
Bowman WC (2006) Neuromuscular block. Br. J. Pharmacol. 147, Suppl. 1: S277-86.
Yi-Zhong Gu1 et al. (2000) Annual Review of Pharmacology and Toxicology, 40: 519-561
Raffray M and Cohen GM (1997) Apoptosis and necrosis in toxicology: continuum or distinct modes of cell death? Pharmacol. Ther. 75, 153-177.
Aardema MJ, MacGregor JT. Toxicology and genetic toxicology in the new era of "toxicogenomics": impact of "omics" technologies. Mutat Res. 2002, 499, 13-25.