Química Farmacêutica I
3
2024-2025
02020574
Ciências Físico-Químicas
Português
Presencial
Semestral
5.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Química Orgânica; Bioquímica; Farmacologia Geral e Farmacocinética.
Métodos de Ensino
Ensino Teórico – Aulas expositivas com exemplos e “case-studies”.
Ensino Prático - Laboratorial – Trabalho experimental e seminários de apoio à matéria leccionada.
Resultados de Aprendizagem
- Dar a conhecer os processos de descoberta e desenvolvimento de “hits”,” leads” e candidatos a fármacos.
- Desenvolver a capacidade de fazer uma análise de relações estrutura-actividade (REA), com vista a optimizar a potência e selectividade dos fármacos para com os receptores, a sua duração de acção e prever o potencial de reacções adversas.
- Conferir o pensamento crítico e científico necessário para decisões sobre o desenvolvimento de fármacos em equipas multidisciplinares de Descoberta de Fármacos.
- Desenvolver a compreensão da relevância da Química Farmacêutica na acção dos fármacos e na sua utilidade terapêutica e a decisão racional do uso dos fármacos.
- Transmitir a importância da Química Farmacêutica no envolvimento profissional, quando do estudo do impacto de atitudes preventivas e curativas a tomar em doenças.
Estágio(s)
NãoPrograma
DESCOBERTA, DESIGN, DESENVOLVIMENTO E ACÇÃO DE FÁRMACOS
1.1 Introdução à Química Farmacêutica.
1.2 Descoberta de fármacos.
Estratégias na descoberta de compostos líder. Exemplos.
1.3 Design e desenvolvimento de fármacos.
Modificação do protótipo. Exemplos.
1.4 Interacções fármaco – receptor. Exemplos.
1.5 Topografia e considerações estereoquímicas sobre os complexos fármaco – receptor. Exemplos.
1.6 Pro-fármacos e bioprecursores.
Suas aplicações
1.7 Agentes interactivos com o ADN. Exemplos.
Aulas Prático - Laboratoriais
SÍNTESE E ANÁLISE DE FÁRMACOS
De ingredientes activos farmacêuticos (APIs).
1.Preparação da aspirina.
2.Identificação e doseamento da aspirina (USP XXIII).
Docente(s) responsável(eis)
Jorge António Ribeiro Salvador
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Exame: 80.0%
Bibliografia
Silverman R B & Holladay M W,The Organic Chemistry of Drug Design and Drug Action, Academic Press,
3rdEdition, 2014.
-Williams D A and Lemke T L,Foye´s Principles of Medicinal Chemistry, Lippincott Williams &Wilkins, 7thEdition.,
2013.
Wermuth C,The Practice of Medicinal Chemistry, Elsevier, 3rd Ed., 2008.