Anatomofisiologia Humana II
2
2024-2025
02020432
Ciências Biológicas e Biomédicas
Português
Presencial
Semestral
5.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Histologia e Embriologia Humana; Biologia Celular e Molecular; Anantomofisiologia Humana I; Bioquímica.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino a utilizar nesta unidade curricular incluem:
- aulas teóricas magistrais que consistirão na exposição oral da matéria, sendo, integradas metodologias pedagógicas (debates e questionários) que incentivem a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem e o motivem para os conteúdos programáticos.
- aulas prático-laboratoriais baseadas na manipulação de modelos anatómicos e execução de metodologias práticas (algumas das quais diariamente aplicadas pelo farmacêutico) para avaliação funcional de órgãos/sistemas e sua interpretação fisiológica.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo instruir e conferir competências ao estudante de modo que consiga:
- compreender e descrever a organização anatómica e funcional do corpo humano, nomeadamente dos aparelhos cardiovascular, urinário, pulmonar, digestivo e reprodutor.
- relacionar a forma, a função, os mecanismos de regulação e as interações entre os vários órgãos e sistemas.
- relacionar os conhecimentos adquiridos com os os adquiridos na unidade curricular de Anatomofisiologia Humana I de forma a conseguir uma visão integrada do funcionamento do organismo em homeostasia.
- executar e interpretar algumas metodologias analíticas simples com aplicação clínica na avaliação funcional de alguns órgãos e sistemas.
- adquirir competências para o ato farmacêutico, tais como a medição de parâmetros bioquímicos e fisiológicos, promovendo a sua correta utilização e interpretação com vista à identificação/seguimento de situações não fisiológicas.
Estágio(s)
NãoPrograma
ANATOMOFISIOLOGIA DO CORAÇÃO E SISTEMA CIRCULATÓRIO
Sistema excitador e de condução cardíaca;
Ciclo cardíaco, eletrocardiograma;
Regulação intrínseca/extrínseca do coração;
Circulação pulmonar, sistémica, coronária; Regulação nervosa/local do fluxo sanguíneo;
Pressão Arterial e regulação a curto/longo prazo.
ANATOMOFISIOLOGIA DO APARELHO URINÁRIO
Estrutura do nefrónio e processos de formação e concentração de urina;
Regulação intrínseca/extrínseca da função renal, concentração e volume de líquidos corporais.
ANATOMOFISIOLOGIA DO APARELHO RESPIRATÓRIO
A membrana respiratória.
Fases da respiração e controlo pelo centro respiratório; transporte de O2 e CO2 no sangue e trocas gasosas nos tecidos;
Regulação da ventilação e equilíbrio ácido-base.
ANATOMOFISIOLOGIA DO APARELHO DIGESTIVO
Órgãos, funções e regulação do tubo digestivo e glândulas anexas.
Processos/fases da digestão.
Hormonas do aparelho digestivo e interações funcionais com outros órgãos.
ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Cristina Bairrada Fortuna
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Exame: 70.0%
Bibliografia
- Guyton & Hall. Textbook of Medical Physiology. 11th edition. Philadelphia: W.B. Saunders Company. 2005.
- Seeley, R.R.; Stephens, T.D.; Tate, P. Anatomy and Physiology. 7th edition. New York [etc.]: McGraw-Hill. 2006
- Seeley, R.R.; Stephens, T.D.; Tate, P. Anatomia e Fisiologia. 10ª edição. Tradução de Leal M. T., Durão M. C., Braga Abecassis M. L. New York [etc.]: McGraw-Hill. 2016
- Saladin, K.S. Anatomy & Physiology; The Unit of Form and Function. 3rd edition. New York [etc.]: McGraw-Hill. 2004
- Berne & Levy Fisiologia. 6ª edição. Ed: Koeppen B.M.; Stanton, B.A. Tradução de Adriana Pitella Sudré, et al. Rio de Janeiro, Mosby Elsevier. 2009
- COROLA
- Human Anatomy & Physiology, Marieb EL and Hoehn K, 7th edition, Pearson International Edition. 2007
Artigos científicos disponibilizados pelos docentes.