Anatomofisiologia Humana II

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
02020432
Área Científica
Ciências Biológicas e Biomédicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia Celular e Molecular, Histologia, Bioquímica.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino a utilizar nesta unidade curricular incluem:

1. aulas teóricas magistrais.

2. aulas laboratoriais baseadas na observação e na execução de metodologias analíticas simples para avaliação funcional de órgãos e sistemas e sua interpretação fisiológica.

3. apresentação oral e discussão de temas relacionados com os conteúdos programáticos.

Resultados de Aprendizagem

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de:

1. compreender e descrever a organização anatómica e funcional do corpo humano e relacionar a forma, a função, os mecanismos de regulação e as interacções entre os vários órgãos e sistemas.

2. relacionar os conhecimentos adquiridos com os da unidade curricular precedente (Anatomofisiologia Humana I) de modo a obter uma visão integrada do funcionamento do organismo em homeostasia.

3. executar e interpretar algumas metodologias analíticas simples com aplicação clínica na avaliação funcional de alguns órgãos e sistemas.

4. aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações, nomeadamente à previsão dos efeitos de fármacos nos vários órgãos e sistemas e à identificação de potenciais alvos farmacológicos, partindo de informação sobre o seu mecanismo de acção.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Anatomia e funções do coração e sistema circulatório; sistema excitador e condutor do coração; ciclo cardíaco; regulação intrínseca e extrínseca do coração; dinâmica da circulação sanguínea; regulação nervosa e local do fluxo sanguíneo; pressão arterial.

2. Anatomia e funções das vias respiratórias; fases da respiração e controlo da ventilação pelo centro respiratório.

3. Anatomia e funções do tubo digestivo e glândulas anexas; processos e fases da digestão; regulação nervosa e hormonal; hormonas do aparelho digestivo e interacções funcionais com outros órgãos para regulação da glicémia, do apetite e da função renal.

4. Anatomia e funções dos rins; estrutura do nefrónio e processos de formação de urina; regulação intrínseca e extrínseca da função renal e da concentração e volume dos líquidos corporais; regulação do equilíbrio ácido-base pelo aparelho respiratório e rins.

5. Funções das hormonas sexuais; ciclo menstrual; controlo hormonal da espermatogénese.

Docente(s) responsável(eis)

Alexandrina Maria Ferreira Santos Pinto Mendes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 7.5%
Trabalho de síntese: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 12.5%
Exame: 70.0%

Bibliografia

• Guyton & Hall. Textbook of Medical Physiology. 11th edition. Philadelphia: W.B. Saunders Company. 2005. •Seeley, R.R.; Stephens, T.D.; Tate, P. Anatomy and Physiology. 7th edition. New York [etc.]: McGraw-Hill. 2006 •Seeley, R.R.; Stephens, T.D.; Tate, P. Anatomia e Fisiologia. 8ª edição. Tradução de Leal M. T., Durão M. C., Braga Abecassis M. L. New York [etc.]: McGraw-Hill. 2011 •Saladin, K.S. Anatomy & Physiology; The Unit of Form and Function. 3rd edition. New York [etc.]: McGraw-Hill. 2004
•Artigos científicos (a indicar anualmente)/Scientific articles (to be indicated annually).