Bacteriologia e Análises Bacteriológicas

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
02020378
Área Científica
Ciências Biológicas e Biomédicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Microbiologia Geral, Bioquímica, Química Orgânica, Português.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas baseiam-se no modelo clássico, apoiadas com apresentações resumidas e ilustrativas em Power-Point. São colocadas questões, de forma a recorrer a conceitos previamente apreendidos, corrigindo-se assim as limitações da exposição dogmática. As matérias teóricas são essenciais para a interpretação dos resultados obtidos nas aulas laboratoriais, e são sempre leccionados antes da aula laboratorial.

Nas aulas prático-laboratoriais, o professor executa inicialmente o procedimento. Os alunos trabalham individualmente. A análise dos resultados é feita em grupo.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deverá ficar a conhecer os principais grupos de bactérias e características, as infecções que causam, o mecanismo de acção dos antibióticos e seu espectro antibacteriano, mecanismos de resistência aos antibióticos e bases genéticas de disseminação da resistência, e os métodos usados para avaliar a susceptibilidade aos antibióticos.

No ensino Prático e Laboratorial o aluno deverá saber identificar os principais grupos de bactérias patogénicas e conhecer as metodologias para a sua identificação, executar uma PCR e entender como pode ser aplicada à identificação de bactérias, avaliar a susceptibilidade aos antibióticos, pesquisar fenotipicamente beta-lactamases e interpretar os resultados.

Estágio(s)

Não

Programa

TEÓRICA

  • Introdução à Bacteriologia
  • Agentes etiológicos: Enterobacteriaceae; Bacilos Gram negativo não fermentadores; Staphylococcus spp.; Streptococcus sp.; Enterococcus spp.; Neisseria sp; Haemophilus sp, Mycobacterium tuberculosis. Habitat, morfologia, fisiologia, factores de virulência, infecções, identificação bacteriana.
  • Agentes antimicrobianos: mecanismos de acção, espectro de actividade, mecanismos de resistência. Métodos de determinação de susceptibilidade.
  • Epidemiologia molecular da resistência bacteriana: conjugação, transformação, transdução.

LABORATORIAL

  • Isolamento e identificação por métodos fenotípicos: Enterobacteriaceae, Bacilos Gram-negativo não fermentadores, Staphylococcus spp., Streptococcus spp.; Enterococcus spp.; Neisseriae sp.; Haemophilus sp.
  • Identificação de Mycobacterium tuberculosis por PCR
  • Métodos de avaliação da susceptibilidade a agentes antibacterianos
  • Detecção fenotípica de β-lactamases de largo espectro, AmpC e metalo-β-lactamases.

Docente(s) responsável(eis)

Gabriela Conceição Duarte Jorge Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Microbiologia Médica, Ed Barroso, H, Meliço-Silvestre, A, Taveira, N, vol. 1, 1ª ed Lidel 2014

Microbiology -a Human Perspective Ed. Nester, E. W., Roberts, C. E., Pearsall, N. N. Anderson, D. G. and Nester, M. T. 5th ed. McGraw Hill, Inc. 2007

Medical Microbiology, P. R. Murray, K. S. Rosenthal, M. A. Pfaller, 5Th ed. Elsevier Mosby 2005.

 

Manual de Antibióticos Antibacterianos. JC Sousa. Edições Universidade Fernando Pessoa 2005

 

Microbiologia. Wanda Ferreira e J. C. Sousa. Volume 1. Lidel 1998