Seminário III

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02020020
Área Científica
Cuidados Continuados e Paliativos
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Expositivo. Discussão e trabalhos em pequenos grupos.

- Elaboração de um estudo de caso ou projeto, onde se propõem a implementação de um programa de melhoramento/rentabilização de cuidados continuados e paliativos.

Resultados de Aprendizagem

Compreender os conceitos básicos do método experimental, incluindo a capacidade de definir problemas científicos pertinentes e discutir o seu fundamento.

Ser capaz de efetuar uma revisão compreensiva de uma determinada área científica e saber apresentá-la de forma breve mas compreensiva, na forma oral e escrita.

Dar formação em investigação em Cuidados continuados e paliativos.

Saber desenhar um projeto científico, que seja original, pertinente e exequível na área dos cuidados continuados e paliativos.

Estágio(s)

Não

Programa

Princípios básicos aplicados à investigação científica. Princípios básicos aplicados à elaboração de trabalhos de investigação científica e as diferentes formas a utilizarem para a sua divulgação. Investigação científica inserida nos contextos de trabalho quotidiano, e os cuidados de qualidade baseados em evidência científica.

Docente(s) responsável(eis)

Marilia Assunção Rodrigues Ferreira Dourado

Métodos de Avaliação

Avaliação
Elaboração de um estudo de caso ou projeto: 100.0%

Bibliografia

A. Barbosa, I. Galriça Neto, (Eds), Manual de Cuidados Paliativos, 2ª Ed. Rev. e Aum., Lisboa, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa/Centro de Bioética/Núcleo de Cuidados Paliativos, 2010.