Teorias e Métodos em Ciência da Informação

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02019914
Área Científica
Outros Saberes
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Método de ensino:

- aulas expositivas e aulas práticas apoiadas por recursos multimédia e por recursos bibliográficos;

- leitura autónoma e resumo de textos de referência;

- exercícios práticos individuais e/ou em grupo

- seminários

 

O ensino-aprendizagem é suportado por uma plataforma tecnológica de ensino à distância.

 

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da FLUC (disponível em http://www.uc.pt/fluc/regulamentos/docspdf/reg_aval_conhecim_2_ciclo_.pdf), aplica-se o regime de avaliação contínua.

 

Método de avaliação:

- Elaboração e entrega de um pré projeto de investigação (60%);

- Assiduidade, participação nas aulas e execução das tarefas propostas (20%);

- Relatório de seminário (20%).

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: 1) apresentar um conjunto de teorias e de métodos de investigação aplicáveis à Ciência da Informação, dando a conhecer modelos e paradigmas passados, presentes ou ainda em construção, habilitando o aluno a manejá-los e aplicá-los num contexto de investigação; 2) dar a conhecer métodos e técnicas quantitativas e qualitativas de recolha e de análise de dados, para que o aluno desenvolva a capacidade de articulá-los às problemáticas teóricas e possa aplicá-los, de modo adequado e consistente, a projetos de investigação concretos; 3) transmitir conhecimentos relativos à estrutura de um trabalho científico, assim como à organização dos seus elementos constituintes, de modo a fornecer ao aluno as competências necessárias à elaboração da sua dissertação.

Competências a desenvolver, de acordo com o documento Euro-Referencial I-D: identificação e validação de fontes de informação (I05); pesquisa de informação (I07); comunicação escrita (C02); saberes complementares (S01).

Estágio(s)

Não

Programa

1. Teorias e paradigmas relevantes para a investigação em Ciência da Informação

 

Introdução a uma Metodologia Geral do pensamento científico; Elementos da Propedêutica; O método dedutivo; O método indutivo nas Ciências da Natureza e nas Ciências Sociais; Fenomenologia e Hermenêutica; Ciências nomológicas e ideográficas; As Ciências Sociais na Pós-Modernidade

 

2. Métodos e técnicas relevantes para a investigação em Ciência da Informação

I. Métodos quantitativos: 1Utilidade da estatística em investigação 2. Tipos de investigações e tipos de estatísticas 3. Tipos de medida 4. Apresentação e interpretação de resultados; II. Métodos qualitativos: 1. Métodos e técnicas de recolha e de análise de dados: contexto de aplicação, vantagens e desvantagens. 2. Desenho, modelagem e testagem de instrumentos de investigação. 3. Validação da pesquisa qualitativa

 

3. Organização da estrutura de um trabalho científico

Fases e procedimentos a considerar na elaboração de um trabalho científico; Pressupostos teóricos; Recolha da bibliografia; Leituras; Representação do plano da hipótese/tese; Estrutura do trabalho.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Beatriz Pinto de Sá Moscoso Marques

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Assiduidade, participação nas aulas e execução das tarefas propostas : 20.0%
Elaboração e entrega de um pré projeto de investigação : 60.0%

Bibliografia

ALBARELLO, Luc. [et al] (2005) – Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais. 2ª ed. Lisboa : Gradiva.

BELL, Judith (2008) – Como realizar um projeto de investigação: um guia para a pesquisa em Ciências Sociais e da Educação. Lisboa : Gradiva.

BERNARD, Russell (2012) – Social research methods: qualitative and quantitative qpproaches. 2nd ed. California : Sage.

COSTA, A. Amorim da (1986) – Introdução à História e Filosofia das Ciências. Men Martins : Publicações
Europa-América.

GHIGLIONE, Rodolphe; MATALON, Benjamin (1992) - O inquérito: teoria e prática. Oeiras : Celta.

HILL, M. Magalhães; HILL, A. B. Hill (1992) – Investigação por questionário. Lisboa : Silabo.

NAZARÉ, J. Manuel (1981) – Introdução aos métodos quantitativos em ciências sociais : manual de ensino. Lisboa : Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

POPPER, Karl (1978) – Lógica das ciências sociais. Rio de Janeiro : Tempo Brasileiro.

RAMOS, Madalena (2001) – Métodos quantitativos para as Ciências Sociais. Lisboa : Silabo.

SANTOS, Boaventura de Sousa (1990) – Introdução a uma ciência pós-moderna. Porto : Afrontamento.

SILVA, A. Santos; PINTO, J. Madureira (1986) – Metodologia das Ciências Sociais. Porto : Afrontamento.