Teoria e Crítica da Sociedade da Informação
1
2019-2020
02019903
Outros Saberes
Português
B-learning
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Método de ensino:
- aulas expositivas e aulas práticas apoiadas por recursos multimédia e por recursos bibliográficos;
- leitura autónoma e resumo de textos de referência;
- tarefas práticas individuais e/ou em grupo;
- seminários.
O ensino-aprendizagem é suportado por uma plataforma tecnológica de ensino à distância.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da FLUC (disponível em http://www.uc.pt/fluc/regulamentos/docspdf/reg_aval_conhecim_2_ciclo_.pdf), aplica-se o regime de avaliação contínua.
Método de avaliação:
- Elaboração e entrega de um trabalho teórico de síntese (% ainda não definida);
- Assiduidade, participação nas aulas e execução das tarefas propostas ((% ainda não definida);
- Relatórios de seminário (% ainda não definida).
Resultados de Aprendizagem
Objetivos: 1) Apresentar e explorar um conjunto de referenciais teóricos no âmbito da Sociedade da Informação, nas suas interfaces com a Ciência da Informação, dotando o aluno de competências que o permitam contextualizar o seu objeto de investigação, sensivelmente, na sua parte empírica, quando esta existir; 2) Proporcionar uma abordagem reflexiva e crítica das problemáticas emergentes com a Sociedade da Informação, trazendo-as para o contexto da Ciência da Informação, para que o aluno possa desenvolver o seu objeto de estudo de forma coerente, articulando-o com o meio no qual se integra; 3) Abordar temas complexos, evolutivos e relevantes para a Ciência da Informação, muitas das vezes conducentes a novos paradigmas, de forma integrada e transversal, de modo a proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver uma consciencialização abrangente do seu próprio objeto de estudo, assim como massa crítica que concorra para a sustentação teórica da sua investigação.
Após a lecionação desta disciplina, espera-se que o aluno tenha adquirido as seguintes competências descritas no documento Euro-Referencial I-D: aplicação do direito de informação (I03); saberes complementares (S01).
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Teoria e crítica do conceito de Sociedade da Informação
1.1 O conceito de sistema social e o papel da ideologia
1.2 As diferenças sociais e a estrutura social
1.3 Evolução tecnológica e mudança social
1.4 A informação e o poder
2. Divulgação e acesso à Informação: as questões do controlo da Informação
3. Assimetrias culturais e sociais da Sociedade da Informação: o contributo da Ciência da Informação
3.1 Globalização e infoexclusão;
3.2 A democratização da informação e o “apartheid” informacional;
3.3 Tranculturalidade versus identidade cultural
Docente(s) responsável(eis)
Hans-Richard Jahnke
Métodos de Avaliação
Avaliação
Aplica-se o regime de avaliação contínua: 100.0%
Bibliografia
BOUDON, R., (1990) - O lugar da desordem. Lisboa: Gradiva.
CASTELLS, Manuel (2007) – A Sociedade em Rede. Lisboa: Gulbenkian.
GARCIA-GUTIERREZ, Antonio (2011) – Pensar en la transcultura. Madrid : Plaza y Valdés Editores.
GIDDENS, S, A. (1992) - As consequências da modernidade. Oeiras: Celta Editora.
MERTON, R.K. (1951) - Social theory and social structure. Illinois: The Free Press of Glencoe.
PARSONS, T. (1991) - The social system, London: Routledge.
WEBSTER, F. (2006) – Theories of the information society. London : Routledge.