Seminários em Ciência da Informação
1
2019-2020
02019898
Ciências da Informação
Português
B-learning
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Método de ensino:
- Apresentação aos estudantes de projetos de investigação desenvolvidos pelos docentes ou investigadores convidados
O ensino-aprendizagem é suportado por uma plataforma tecnológica de ensino à distância.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da FLUC (disponível em http://www.uc.pt/fluc/regulamentos/docspdf/reg_aval_conhecim_2_ciclo_.pdf), aplica-se o regime de avaliação contínua.
Método de avaliação:
- Trabalhos individuais (40%)
- Trabalho final: elaboração de um artigo científico (60%).
Resultados de Aprendizagem
Os conteúdos organizam-se em torno de quatro eixos centrais. As propostas devem ser olhadas a título exemplificativo, uma vez que a sua oferta pode variar de acordo com os interesses de investigação dos docentes e dos alunos.
Ao refletir sobre temas que se podem configurar em propostas de investigação procura-se que o aluno obtenha (i) uma maior compreensão do meio profissional; (ii) revisite e amplie a sua perceção sobre o modo como as diferentes disciplinas se articulam num todo coerente e (iii) possa com isso decidir sobre o que pretende trabalhar no seu 2º ano.
Estágio(s)
NãoPrograma
I Informação
1. As classificações bibliográficas como modelos da organização do conhecimento.
2. As linguagens vocabulares como instrumentos de excelência no acesso à informação por assunto nos recursos eletrónicos.
3. O resumo como meio privilegiado da divulgação e atualização da produção científica em bases de dados.
II Tecnologia
1. O documento eletrónico como uma problemática no âmbito da teoria e da prática da Arquivística
Contemporânea.
2. A gestão da informação arquivística no ambiente eletrónico: aplicações tecnológicas, problemas e soluções.
III Comunicação
1. A comunicação da ciência: entre buracos negros e supernovas
2. Projeto ID@UC
IV Gestão
1. A satisfação do cliente de Serviços de Informação.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalhos individuais : 40.0%
Trabalho final: elaboração de um artigo científico : 60.0%
Bibliografia
BORGES, Maria Manuel (2006) – A Esfera: Comunicação Académica e Novos Media. Tese de doutoramento.
BORGES, Maria Manuel (2002) – De Alexandria a Xanadu. Coimbra, Quarteto. ISBN 9728535805.
BEARMAN, D. (2006). Moments of risk: identifying threats to electronic records. Archivaria, 62, 15-46.
Freitas, M. Cristina. V. de. (2009). A Arquivística sob o signo da mudança: cenários arquivísticos (re) desenhados pelo documento eletrônico. Tese de doutoramento.
MARQUES, Maria Beatriz (2012) – A satisfação do cliente de Serviços de Informação. Tese de doutoramento.
PINTO MOLINA, M. (2001) - El resumen documental: paradigmas, modelos y métodos. Ed. corregida y atualizada. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez.
SIMÕES, M. da Graça (2008) - Da abstração à complexidade formal: relações conceptuais num tesauros. Coimbra: Almedina.
SIMÕES, M. da Graça (2011) - Classificações bibliográficas: percurso de uma teoria. Coimbra: Almedina.