Marketing e Comunicação em Serviços de Informação

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02019887
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Método de ensino:

- Expositivo: destinadas a apresentar o enquadramento teórico

- Participativo: destinadas a exemplificar a aplicação dos conceitos teóricos em contextos reais

- Argumentativo: apresentação e discussão de relatórios de progresso e do trabalho de projeto

 

O ensino-aprendizagem é suportado por uma plataforma tecnológica de ensino à distância

 

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da FLUC (disponível em http://www.uc.pt/fluc/regulamentos/docspdf/reg_aval_conhecim_2_ciclo_.pdf), aplica-se o regime de avaliação contínua.

 

Método de avaliação:

- Trabalhos individuais (20%)

- Trabalho de projeto elaborado em grupo que inclui :

a) apresentação e discussão periódica de relatórios de projeto (30%)

b) apresentação e discussão do trabalho final (50%).

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver competências na área do Marketing e da Comunicação no contexto da gestão estratégica e desenvolvimento das Organizações Não Lucrativas, públicas e privadas, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação a um plano de marketing e a um plano de comunicação para um serviço de informação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O meio envolvente e o mercado dos Serviços de Informação

2. Identificação dos mercados e posicionamento da oferta

3. Estratégia e dinâmica de Serviços

4. A Comunicação em Serviços

5. O desenho da experiência de Serviço

Docente(s) responsável(eis)

Maria Beatriz Pinto de Sá Moscoso Marques

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalhos individuais: 20.0%
Apresentação e discussão periódica de relatórios de projeto : 30.0%
Apresentação e discussão do trabalho final : 50.0%

Bibliografia

BEARDEN, William O (1999) - Handbook of marketing scales : multi-item measures for marketing and consumer
behavior research. 2nd ed. Thousand Oaks, California : Sage Publications. ISBN 076191000X

Kotler, Philip [et al.] (2008) - Principles of marketing. 5th European ed. Upper Saddle River, N.J. : Pearson
Prentice Hall, c.2008. XXXV, 1020 p. ISBN 9780273711568 (pbk.)

KUNSCH, Margarida Maria Krohling - Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Nova edição
revista, atualizada e ampliada. São Paulo : Summus, 2003. 417 p. ISBN 8532302637

MARTÍN ANTORANZ, Pablo - Selección e investigación de mercados y consumidores. Valencia : Editorial CISS,
1999. 148 p.(Marketing sin bla, bla, bla... ; 2). ISBN 8482352733.