Gestão da Informação nas Organizações
1
2022-2023
02019876
Ciências da Informação
Português
B-learning
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
No âmbito do mestrado em Ciência da Informação, esta Unidade Curricular articula-se, indiretamente, com a de Digitalização e Preservação da Informação Digital, Gestão de Projeto e Marketing e Comunicação em Serviços de Informação” Além disso, consideram-se especialmente relevantes os conhecimentos adquiridos na lecionação das seguintes disciplinas do 1º Ciclo de estudos: Teoria Arquivística; Sociologia da Informação; Direito de Informação; Sistemas e Políticas de Informação; Conceção, Especificação e Planeamento de Sistemas de Informação e Aplicações Informáticas
Métodos de Ensino
Método de ensino:
- Aulas expositivas e aulas práticas apoiadas por recursos multimédia e por recursos bibliográficos;
- Leitura autónoma e resumo de textos de referência;
- Tarefas práticas individuais e/ou em grupo;
- Seminários.
O ensino-aprendizagem é suportado por uma plataforma tecnológica de ensino à distância.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da FLUC (disponível em http://www.uc.pt/fluc/regulamentos/docspdf/reg_aval_conhecim_2_ciclo_.pdf), aplica-se o regime de avaliação contínua.
Método de avaliação:
- Elaboração e entrega de um trabalho teórico-prático: estudo de caso (50%);
- Assiduidade, participação nas aulas e execução das tarefas propostas (20%);
- Relatórios de seminário (30%).
Resultados de Aprendizagem
Partindo da análise dos sistemas de informação organizacionais, nas suas géneses e contextos, procura-se desenvolver competências ao nível da conceção e da implementação de ações gestionárias do fluxo de informação, tendo em conta os seus fatores críticos.
Após a lecionação desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de, no contexto da gestão da informação e do conhecimento organizacional: reconhecer e criticar fundamentos, conceitos, cenários e tendências; reconhecer e refletir sobre aspetos teóricos e práticos das necessidades e usos de informação, bem como dos processos de tomada de decisão; reconhecer e aplicar princípios e métodos; realizar um diagnóstico de sistema, perspetivando a avaliação do fluxo informacional; reconhecer e criticar aspetos aplicáveis de políticas de informação e de responsabilidade social; realizar a avaliação de impactos e de benefícios.
Após a lecionação desta disciplina, espera-se que o aluno tenha adquirido as seguintes competências descritas no documento Euro-Referencial I-D: aplicação do direito de informação (I03); gestão global da informação (M01); diagnóstico e avaliação (M06).
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Gestão de informação em contexto organizacional: fundamentos, conceitos, cenários e tendências
2. Necessidades e usos de informação e tomada de decisão em contexto organizacional
3. Gestão estratégica da informação nos sistemas de informação organizacionais
4. O conhecimento nas organizações: sistemas de organização do conhecimento
5. Políticas de informação, responsabilidade social e gestão da informação organizacional
6. Estudo e análise de casos concretos: avaliação de impactos e de benefícios
Docente(s) responsável(eis)
Maria Cristina Vieira de Freitas
Métodos de Avaliação
Avaliação
Assiduidade, participação nas aulas e execução das tarefas propostas : 20.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 30.0%
Elaboração e entrega de um trabalho teórico-prático: estudo de caso : 50.0%
Bibliografia
Bustelo Ruesta, C., & Amarilla Iglesias, R. (2001). Gestión del conocimiento y gestión de la información. Boletín
del Instituto Andaluz de Patrimonio Histórico, 34, 226-230.
Fonseca, M. O. K. (1999). Informação e direitos humanos: acesso às informações arquivísticas. Ciência da
Informação, 28 (2), 146-154.
Pérez-Montoro Gutiérrez, M. (2008). Gestión del conocimiento en las organizaciones: fundamentos, metodología y
praxis. Gijón: TREA.
Prado-Martínez, M. A. (2004). Los estatutos de las organizaciones empresariales como fuente para el
conocimiento de sus tipologías documentales. In Encuentros Internacionales sobre Sistemas de Información y
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Senturk, B. (2011). The concept of user satisfaction in archival institutions. Library Management, 33 (1), 66-72.
DOI: http://dx.doi.org/10.1108/01435121211203329
Silva, Janete F. Silva, & Ferreira, Marta A. T., & Borges, Mônica E. N. (2002). Análise metodológica dos estudos de necessidades de informação sobre setores industriais brasileiros: proposições. Ciência da Informação, 31 (2), 129-141